A Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, periódico acadêmico vinculado ao curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), alcançou o estrato B2 em sua primeira avaliação no sistema Qualis CAPES, referente ao quadriênio 2021–2024. O resultado posiciona a revista no grupo de periódicos de excelência nacional, representando um importante reconhecimento para uma publicação ainda jovem no cenário científico brasileiro.
Com periodicidade semestral e formato eletrônico, a Paraguaçu publica artigos, resenhas e entrevistas originais, acolhendo a pluralidade temática, epistemológica e metodológica em duas áreas centrais: Estudos Linguísticos e Estudos Literários.
No campo dos Estudos Linguísticos, o periódico contempla pesquisas em descrição e análise linguística, texto e discurso, linguagens, culturas e identidades, ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores, entre outras abordagens que têm a língua(gem) como foco. Já nos Estudos Literários, reúne investigações teóricas e críticas que dialogam com diferentes modalidades de literatura e suas interfaces com as ciências humanas e sociais e com outras produções artísticas, evidenciando e problematizando marcas culturais e identitárias.
Com esse escopo, a revista se dedica à divulgação e à reflexão crítica sobre as linguagens em seus múltiplos usos e funcionamentos, compreendendo-as como práticas dinâmicas, marcadas por tensões entre estabilidade e instabilidade, formas e sentidos. Seu nome evoca o Rio Paraguaçu, símbolo marcante do Recôncavo baiano, que representa essa movência das linguagens, seus deslocamentos e condensações.
Para o editor-chefe da revista, professor Diogo do Espírito Santo, docente de Língua Inglesa e Estágio de Língua Inglesa da UFRB, a conquista dessa classificação no Qualis CAPES é coletiva. “Esse resultado é fruto do esforço e do comprometimento de pesquisadoras e pesquisadores que fazem a nossa revista acontecer. Registramos nosso agradecimento especial aos(às) autores(as) e aos(às) pareceristas, à comissão científica e toda a equipe da Paraguaçu”, destacou, em nome do conselho editorial.
Sobre o Qualis CAPES
O Qualis CAPES é o sistema responsável por classificar a produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, avaliando artigos publicados em periódicos, revistas, anais e livros científicos de todas as áreas do conhecimento. Criado em 1998, o Qualis Periódicos analisa critérios como qualidade dos artigos, regularidade de publicação, corpo editorial, diversidade de autoria, difusão, popularidade e indexação.
A classificação é realizada por comitês de especialistas de cada área e está organizada nos estratos A1 e A2 (excelência internacional), B1 e B2 (excelência nacional), B3, B4 e B5 (média relevância) e C (baixa relevância). O enquadramento da Revista Paraguaçu no estrato B2 reafirma a relevância científica e editorial do periódico no âmbito nacional.
Acompanhe as edições no site da Paraguaçu: Revista de Estudos Linguísticos e Literários.