Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação do Campo
Apresentação do Curso
O curso de Pedagogia com ênfase em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB consiste em uma proposta formativa que visa preparar professores(as) em exercício na rede pública de educação básica, para a educação infantil, os anos iniciais do ensino fundamental e a modalidade educação de jovens e adultos das escolas do campo, contribuindo para o processo educativo das populações que vivem e trabalham no/do campo e na construção de ações pedagógicas condizentes com a diversidade dessas populações. Colaborando assim, para a melhoria da qualidade da educação básica no País.
Informações Básicas
Modalidade: Presencial - Pedagogia da Alternância
Vagas oferecidas: 60 (sessenta) vagas anuais
Turno de funcionamento: Noturno- Modalidade Alternância
Distribuição de carga horária por Componentes Curriculares:
- Componentes Curriculares Obrigatórios: 3154 h
- Optativas:102h
- Estágio Curricular Obrigatório: 400h
- Atividades Curriculares Complementares (ACC): 200h
- Trabalho de Conclusão de Curso: 136 h
- Carga Horária Total do Curso: 3456 h
Tempo de integralização:
- Tempo Mínimo: sete semestres
- Tempo Médio: nove semestres
- Tempo Máximo: onze semestres
TEMPOS FORMATIVOS: Tempo Comunidade e Tempo Universidade.
FORMA DE INGRESSO: Processo seletivo especial
Objetivos
- Mobilizar uma formação na e para a prática docente orientada pelas concepções e princípios da Educação do Campo, tendo como ponto de partida a experiência do educador em vista de aprimorar as práticas pedagógicas em constante diálogo entre o saber científico e os saberes da experiência.
- Preparar o professor para o gerenciamento de sua prática docente e o consequente exercício do planejamento crítico-reflexivo, visando o atendimento da diversidade que constitui as escolas do campo.
- Subsidiar a construção coletiva de projetos educacionais em diálogo com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e as demandas que envolvem os municípios de origem dos professores em formação.
- Contribuir para a expansão da oferta da educação básica nas comunidades rurais e para a superação das desvantagens educacionais históricas sofridas pelas populações do campo, socializando/construindo novas alternativas de organização escolar e pedagógica para as escolas do campo;
- Promover uma formação para a práxis pedagógica que colabore com a compreensão do fenômeno educativo contemporâneo nas dimensões político, social, cultural, ambiental e humana no contexto dos povos do campo.
Perfil do Egresso
O Licenciado em Pedagogia com ênfase em Educação do Campo deverá apresentar um repertório de conhecimentos profissionais orientados pelas concepções e princípios da Educação do Campo. Essas aprendizagens serão resultantes de vivencias formativas pautadas nas inovações pedagógicas, culturais, políticas de base crítica, permitindo ao educador a construção de um perfil pedagógico- científico capaz de:
- Organizar a práxis pedagógica ancorado em princípios éticos, comprometidos com a formação de sujeitos autônomos e solidários, vislumbrando a construção de uma sociedade justa e menos desigual;
- Mediar com competência, o processo de ensino e de aprendizagem em espaços educativos escolares e não-escolares;
- Preparar professores para atuarem na Educação Infantil (0 a 5 anos), capacitados para cuidar e educar de forma a contribui para o seu desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social;
- Mediar à aprendizagem de Crianças, Jovens, Adultos e Idosos, adequando as práticas pedagógicas aos tempos de vida e realidade dos sujeitos, em vista de fortalecer o seu desenvolvimento e suas aprendizagens;
- Oferecer condições de aprendizagem dos conteúdos previstas para Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, Artes, Educação Física de maneira interdisciplinar adequando as diversas fases da vida;
- Oferecer subsídios para lidar com autonomia e criticidade com os marcos legais da Educação e com os instrumentos de avaliação internos e externos;
- Criar estratégias de mediação de práticas pedagógicas e produção de conhecimentos apropriados à mudança da realidade das escolas do campo;
- Fazer a gestão de processos educativos escolares e comunitários, considerando a complexidade e diversidade do campo, suas escolas, seus sujeitos, tempos e espaços (biomas);
- Compreender o processo histórico que envolve a complexidade do campo baiano e brasileiro;