Orientação de Acadêmica

Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a orientação acadêmica desempenha um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal dos estudantes. Através desse processo, os alunos recebem orientação individualizada e direcionada, visando ao seu sucesso educacional e à sua integração na vida universitária.

Um dos principais objetivos da orientação acadêmica na UFRB é fornecer suporte aos estudantes em sua jornada educacional, ajudando-os a definir metas pessoais e acadêmicas, identificar áreas de interesse e desenvolver habilidades necessárias para alcançar seus objetivos. Isso é especialmente importante em uma universidade que valoriza a diversidade e a inclusão, buscando atender às necessidades de uma comunidade estudantil heterogênea.

Os orientadores acadêmicos na UFRB, muitas vezes professores experientes e qualificados em suas áreas de atuação, desempenham um papel crucial nesse processo. Eles estão disponíveis para fornecer orientação individualizada, aconselhamento acadêmico e apoio emocional aos estudantes, ajudando-os a enfrentar desafios acadêmicos e pessoais ao longo de sua trajetória universitária.

Além disso, a orientação acadêmica na UFRB também desempenha um papel importante na promoção da integração dos estudantes na vida universitária. Os orientadores ajudam os alunos a se familiarizarem com os recursos disponíveis na universidade, como bibliotecas, laboratórios, serviços de apoio ao estudante e oportunidades de engajamento extracurricular. Eles também podem fornecer informações sobre programas de intercâmbio, estágios e oportunidades de pesquisa, auxiliando os estudantes a enriquecer sua experiência educacional e ampliar suas perspectivas profissionais.

Além disso, a orientação acadêmica na UFRB contribui para a promoção de uma cultura de responsabilidade e autonomia entre os estudantes, incentivando-os a assumir o controle de sua própria aprendizagem e a buscar ativamente recursos e oportunidades que possam enriquecer sua formação acadêmica e pessoal.

Em suma, a orientação acadêmica desempenha um papel crucial na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ajudando os estudantes a navegarem pelos desafios da vida universitária, desenvolverem seus potenciais e alcançarem seus objetivos educacionais e profissionais. É um recurso valioso que contribui para o sucesso e o bem-estar dos estudantes, fortalecendo a comunidade acadêmica como um todo.

Análise das Atividades Complementares do Curso - ACC

Ao docente que se torna orientador acadêmico existe a função, além de acompanhar o discente em sua trajetória acadêmica, de analisar e validar as atividades complementares. O colegiado preparou um documento para auxiliar você docente no processo de validação das atividades que é feita pelo SIGAA e uma planilha excel para ajudar o docente no seu processo de análise e validação dos ACC, esse planilha foi construída com base na Resolução CONAC N020/2019.

- Tutorial para análise de ACC no SIGAA

- Quadro de acompanhamento das atividades complementares do curso (ACC)