Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Sobre o Curso

 

Histórico

O curso do ESA foi o primeiro curso do Centro de Ciências Exatas e Tecnógicas (CETEC) criado em 2006. Tivemos uma reformulação do curso de 2008, e agora temos nossa nova reformulção prevista para ser iniciada em 2025.

O que eu preciso para me formar?

Para simplificar podemos dizer que você deverá cumprir cinco itens:

  1. Cursar todas as componentes obrigatórias: (3689 h);
  2. Realizar as atividades complementares (ACC) - 100 pontos
  3. Defender um trabalho de conclusão de curso (TCC)
  4. Realizar um estágio obrigatório de (255 h)

O tempo mínimo de integralização do curso é de 5 anos, o máximo é de 10 anos e o médio é de 7 anos. 

A universidade, em suas devidas instâncias, se organizou para estruturar toda sua trajetória para que você possa realizar seu curso de graduação. Dentre outras coisas, que proporciona essa organização, existem nossas legislações. Um documento importante, que é construído para essa finalidade, é o Plano Pedagógico Curricular (PPC), nele fica concentrado tudo sobre o curso. Esse é um documento que é vivo, está sempre sendo revisado e revisitado pelo nosso Núcleo Docente Estruturante (NDE) que procura sempre modernizar, melhorar e/ou corrigir eventuais erros. Além do NDE, existe o colegiado do curso que é composto por docentes de várias áreas de conhecimento e representantes discentes, nesse fórum temos a análise de processos, de solicitações e realizamos o planejamento semestral do curso. Aqui estamos passando uma informação simplificada da organização pedagógica do curso que você irá cursar. 

É muito importante que você tenha conhecimento da legislação, a mais prática, que você precisa conhecer o Regulamento de Ensino (REG). O colegiado toma as decisões sempre baseados no REG. E, com isso, você precisa conhecer o REG para entrar com os processos devidamente instruídos para ser analisado pelo seu colegiado.

Além do REG existe o calendário acadêmico onde a Universidade deixa agendado o período acadêmico e algumas datas importantes como período de trancamento, lamento de editais como de monitoria e mobilidade.

 

Quando eu me formar eu estarei apto para fazer o quê?

É importante você saber que existem cursos para apenas engenheiro ambiental ou para engenheiro sanitarista. No entanto, nosso curso é para te tornar um engenheiro sanitarista ambiental, quase um dois em um. Feito os esclarecimentos, você poderá atuar no planejamento e gestão ambiental, controle da poluição, gestão de saneamento, avaliação do impacto ambiental de obras de engenharia civil como a construção de uma barragem. Além de poder elaborar e gerenciar projetos de engenharia civil relativos à instalações de saneamento básico, assim como de instalações prediais de água, lixo e esgoto. Efetua projeto de irrigação e drenagem, assim como pode ser responsável por inspeção sanitária urbana e rural e muito mais.

 

Quando eu me formar eu já poderei dominar o mundo?

O curso é pensado para você ter uma formação geral, veja que na resposta da pergunta anterior você encontra só parte das habilidades de uma engenheiro sanitarista ambiental, ou seja, é impossível você ser tudo aquilo. O que acontece é que você se forma com o potencial para se especializar em algumas daquelas habilidades podendo a qualquer tempo de sua vida mudar e ou experimentar outras. Até você encontrar algo que você mais se identifica. 

 

Vale a pena ser um engenheiro sanitarista ambiental?

Atualmente essa é uma área em expansão, para continuarmos habitando o planeta é inquestionável que precisamos tratar as questões sanitárias e ambientais com mais responsabilidade e criatividade, daí entra o papel, dentre outras profissões do engenheiro sanitarista ambiental. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página