Em resposta à publicação do jornalivre.com intitulada “Diploma Honoris Causa de Lula está escrito errado: ‘dicentes’ em vez de ‘discentes’”, a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) vem a público esclarecer que:
1. Não emitiu e não realizou a entrega do diploma Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, marcada para o dia 18 de agosto de 2017, em sessão solene do Conselho Universitário. Conforme já divulgado em seus canais oficiais, esta deliberação se deu em cumprimento à decisão judicial da 10ª Vara Federal Cível da capital baiana, que suspendeu a concessão do título honorífico.
2. Não promoveu a cerimônia de entrega do diploma Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva ou qualquer outra cerimônia oficial, que não o Ato em Defesa da Autonomia Universitária, realizado no campus de Cruz das Almas, no dia 18 de agosto de 2017, com a presença de autoridades locais, parlamentares, representantes sindicais e reitores das universidades federais da Bahia.
3. Desconhece a autoria do documento registrado em foto que circula nas redes sociais, com a indevida apropriação da marca institucional da UFRB, desrespeitando os trâmites legais para expedição de diplomas de Doutor Honoris Causa. A proposição, análise e aprovação deste título honorífico na UFRB atende a resolução CONSUNI nº 006/2011, que regulamenta a concessão de títulos desta natureza.
Cruz das Almas, 22 de agosto de 2017
Reitoria Universidade Federal do Recôncavo da Bahia