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UFRB conquista 3ª maior cota de bolsas do Brasil no PIBID 2024, com um total de 1.512 bolsas

14/10/24 15:43 , 14/10/24 15:49 | 283
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A classificação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em 9º lugar entre as 293 instituições de ensino superior do país que participaram da seleção de projetos institucionais do Programa Nacional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 2024 trouxe feitos e números inéditos para a instituição. A universidade obteve a terceira maior cota de bolsas do Brasil e a maior cota da Bahia em subprojetos que abrangem diversas áreas do conhecimento.

Esse destaque resultou em um recorde no número de bolsistas: são 1.296 bolsas para estudantes das licenciaturas; 162 bolsas para supervisores(as), que são professores(as) da Educação Básica; e 54 bolsas para coordenadores(as) de área, que são professores(as) da Universidade.

Com uma média de 97,25 para os subprojetos, em uma escala que vai até 100, e uma média de 199,5 pontos para o projeto institucional, em uma escala de 0 a 200, a UFRB foi contemplada com quatro núcleos de Alfabetização, 12 núcleos do PIBID Equidade e 38 núcleos em outras áreas.

Para a pró-reitora de Graduação da UFRB, Carolina Fialho, o PIBID é uma ação importante para a permanência dos(as) estudantes nos cursos de licenciatura e um mecanismo de combate à evasão. Segundo ela, “o resultado é reflexo do trabalho coletivo dos docentes da instituição e da profícua articulação entre o projeto institucional e os subprojetos”.

PIBID

PIBID é um programa executado pela CAPES e oferece aos estudantes da primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano da escola. A intenção do PIBID é proporcionar aos discentes uma vivência prática da profissão docente já nos primeiros anos dos cursos de licenciatura.

Os projetos apoiados no âmbito do PIBID são elaborados e implementados por Instituições de Ensino Superior (IES), em articulação com as Secretarias de Educação, e desenvolvidos por grupos de licenciados sob a supervisão de professores da Educação Básica e a orientação de docentes das IES.

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