Fechar
Evento

I Circuito de Formação Docente em Psicologia, Educação e Inclusão

21/11 19:00 a 08/12 21:00

Google Meet - Inscrições até 20/11/2022

Acessar Site do Evento

santanapsi@gmail.com

O I Circuito de Formação Docente em Psicologia, Educação e Inclusão tem o objetivo geral de contribuir com o processo de formação docente ao abordar temas de interconexões entre a Psicologia, Educação e Inclusão, que favorecem as relações na/para diversidade e em diferentes contextos socioeducativos. Nesta primeira versão, o Circuito tem como tema central “Educação e Relações Étnico-Raciais” e os seguintes objetivos específicos:  discutir sobre a Educação e Relações Étnico-Raciais; debater sobre as relações étnico-raciais no Brasil em seus aspectos sócio-históricos, as desigualdades raciais e a luta antirracista; dialogar sobre uma educação pluricultural, antirracista e inclusiva, considerando as comunidades negras rurais, quilombolas e a realidade educacional das escolas do campo.

Por isso, serão contemplados subtemas sobre as relações étnico-raciais na sociedade brasileira; as desigualdades raciais e a luta antirracista; a educação indígena no Brasil; e a formação do professor na contemporaneidade, por uma educação pluricultural, antirracista e inclusiva.

INFORMAÇÕES DO EVENTO

Quantidade de Vagas: 90 (acadêmicos/as do Componente Curricular Educação:  GCFP1174 - Educação e Relações Étnico-Raciais; GCFP871 - Educação e Relações Étnico-Raciais; GCFP1108 - Educação e Relações Étnico-Raciais e do Programa Institucional de Residência Pedagógica).

Modalidade: Virtual, na Plataforma Google Meet.

Horário: 19:00 às 21:00horas. 

Carga horária total do Curso: 20 horas.

A programação do I Circuito de Formação contemplará 4 dias com palestra(s). 

 

Programação

A programação do I Circuito de Formação contemplará 4 dias com palestra(s) conforme as informações seguintes.

  • Data: 21/11/22    Tema:  A educação indígena no Brasil

Palestrante

  1. Ilma Regina Castro Saramago de Souza - é graduada em Pedagogia e em Letras pela Universidade Federal de Rondônia. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente é professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPPP. Realiza estudos e pesquisas nas temáticas da Educação Escolar Indígena, Leitura e Escrita de alunos indígenas, Fracasso Escolar e Educação Especial.

Palestra: A Educação Indígena no Brasil.

Texto para leitura: SARAMAGO, Ilma; BRUNO, M. M. G.. Cotidiano da educação escolar indígena: da resistência às possibilidades de diálogos interculturais. Revista Tellus, v. 46, p. 9-24, 2021. Disponível em: https://tellusucdb.emnuvens.com.br/tellus/article/view/768/809

 

  • Data: 24/11/22 - Tema: Educação e afrocentricidade.

Palestrantes

  1. Alan Felix Paixão - historiador, professor, colunista, poeta e soteropolitano. Graduado em História (UFRB); mestrando no Programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB). Escreve para promover cura e vazar as vozes ancestrais que por muito tempo foram silenciadas na maafa.

Palestra: Por uma agência educacional: Afrocentricidade e formação de professores/as.

Texto para leitura: ALMEIDA, Carla Verônica Albuquerque. Currículo afrocentrado: implicações para a formação docente. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 31:  mai.-out./2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28257/24240

  1. José Humberto Rodrigues dos Anjos - Pós-doutorando em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual do Mato Grosso. Doutor em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE. Mestre em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Graduado em Letras, Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Goiás - UEG e em Pedagogia pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais - Intervale. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiás no curso de Pedagogia. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Representações Sociais e Práticas Educativas - GEPRESPE. Tem dedicado parte de sua produção intelectual e de seu trabalho docente ao combate às opressões e ao ensino de uma educação decolonial e formação de professores e Diversidade étnico-racial.

Palestra: Mediação de leitura e antirracismo: o ensino de literatura afrocentrada.

Texto para leitura: ANJOS, J.H.R; ARANTES, B. I. ; OLIVEIRA, D. K. X. K. . Quando as crianças não se reconhecem nas histórias: literatura e fantoches para uma educação étnico-racial. REVISTA ATHENA, v. 18, p. 124-151, 2020.  Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/28257/24240

 

  • Data: 01/12/22   Tema: Educação pluricultural, antirracista e inclusiva.

Palestrante

  1. Marcelo Máximo Purificação - Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - FPCE-UC, Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES e Doutorando em educação pela Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área da Educação, dialogando no eixo da Diversidade, Negritude, juventude, Religiosidade e Cultura.

Palestra: Encruzilhadas do saber: despachos de narrativas umbandistas no currículo e nos espaços escolares.

Texto para leitura: LOURENCO, J. A. L. ;PURIFICAÇÃO, MARCELO . Desconstruindo a cosmovisão eurocêntrica: uma abordagem das relações ético-raciais nas práticas curriculares com base na perspectiva decolonial. In: AMORIM, Ivonete Barreto de; SANTOS, FranciscaEugênia dos. Educação, Sociedade e Intervenção: Perspectiva interdisciplinares entre pesquisas. 11ed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 153-172.

  • Data: 08/12/22   Tema: Educação pluricultural, antirracista e inclusiva.

Palestrante

  1. Leonardo Guimarães Leite - Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus V (2013). Especialização em História da África, da Cultura Afro-brasileira e Africana pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2017). Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - CAHL (2011). Integrante do grupo de Trabalho de História Política (GTHP).

Palestra: Relações étnico-raciais no Brasil em seus aspectos sócio-históricos: as desigualdades raciais e a luta antirracista.

Texto para leitura: ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FRAGA-FILHO, Walter Desigualdades raciais e lutas antirracista. In: ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FRAGA-FILHO, Walter. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/uma-historia-do-negro-no-brasil.pdf

Os textos que irão subsidiar o debate serão encaminhados para o e-mail dos/as participantes com, no mínimo, uma semana de antecedência. Também, será disponibilizado link para acesso a sala virtual.   

O evento será gravado, traduzido/interpretado em Libras.

 

Inscrições até 20/11/22, via SIGAA https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91796617

Evento publicado em: 16/11/2022

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

Web Rádio CFP