O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) está localizado no município de Amargosa, centro-sul da Bahia e faz parte do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá. Iniciou suas atividades em 16 de outubro de 2006 e caracteriza-se por ser um espaço de formação inicial e continuada para todos/as aqueles/as que almejam se tornarem professores/as no interior da Bahia.
Missão
Formar professores-pesquisadores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento educacional e com a melhoria da educação pública e a qualidade da Educação Básica na região.
Visão
Tornar-se referência na formação de profissionais de educação, tanto na formação inicial como também na formação continuada de docentes para atuarem na Educação Básica, enquanto instituição pública, gratuita, inclusiva e diversa no interior do Estado da Bahia.
Valores
Além dos cursos regulares de graduação, de 2018 a 2023, o CFP ofertou o curso de Licenciatura em Pedagogia estruturado pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR no município de Castro Alves/Bahia. Em 2024, a UFRB, através do Centro de Formação de Professores, no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR Equidade, oferta dois novos cursos de licenciatura:
O Centro de Formação de Professores promove, também, cursos na modalidade latu sensu. Confira alguns:
No âmbito Stricto Sensu, o CFP conta com o Mestrado Profissional em Filosofia, Mestrado Profissional em Química e o Mestrado Profissional em Educação do Campo. Sendo o Mestrado Profissional em Educação do Campo, pioneiro nesta modalidade no país. O curso de Mestrado Profissional em Educação do Campo tem por propósito: ❝ intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico visando contribuir para que os(as) docentes das redes públicas de ensino,gestores(as) públicos e articuladores(as) dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo buscando o avanço na escolarização, na formação, pesquisa e extensão capaz de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil.❞
Além de projetos e programas de extensão, encontra-se em andamento os seguintes programas:
Atualmente o CFP tem Projetos de Pesquisa com Bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), com pesquisas realizadas pelos discentes dos cursos de graduação.
O CFP possui grupos de pesquisa certificados pela Instituição e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, cujos líderes fazem parte do corpo docente do Centro.