Os cursos de Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) e Filosofia (Prof-Filo) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) evoluem na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ambos obtiveram nota 4.
Os conceitos da Avaliação Quadrienal variam de 3 a 5 para cursos de mestrado e somente os programas que possuem doutorado podem aspirar às notas 6 e 7. Os conceitos 3, 4 e 5 correspondem, respectivamente, à avaliação de “regular”, “bom” e “muito bom”, segundo a definição da CAPES.
Esse resultado mostra um avanço significativo na qualidade dos programas de pós-graduação da UFRB, atestando o comprometimento da instituição e êxito nos investimentos feitos para ampliação e consolidação, como afirma Maurício Ferreira, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). “Além dos resultados positivos em torno dos programas próprios, recebemos com enorme satisfação as avaliações dos programas em rede. Tanto o Prof-Filo quanto o ProfSaúde ampliaram seus conceitos, demonstrando a consolidação qualificada da UFRB também neste segmento. Importante ressaltar que outros dois programas qualificados que integramos, o Profmat e o Profnit, em breve terão seus conceitos divulgados, com boas expectativas neste sentido”.
Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde)
O ProfSaúde é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família, apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e aprovado em 2016. O mestrado é oferecido por uma rede nacional constituída de 26 instituições públicas de ensino superior lideradas pela Fiocruz, dentre elas, a UFRB.
"Com muita alegria anunciamos à comunidade da UFRB que o Mestrado Profissional em Saúde da Família obteve nota 4 na avaliação CAPES. Esse resultado é para toda nossa comunidade um motivo de celebração", afirma a coordenadora do curso, Paula Pinho, e complementa assegurando que "vamos continuar trabalhando arduamente para alcançamos nota máxima, vez que acreditamos que desenvolver um trabalho de excelência, em nossa universidade, é uma importante forma de resistência. Vamos à luta".
O programa conta com a retaguarda do Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e é financiado pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. O Mestrado Profissional em Saúde da Família é uma estratégia de formação que visa atender a expansão da graduação e pós-graduação no país, bem como a educação permanente de profissionais de saúde com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.
Mestrado profissional em Filosofia (Prof-Filo)
O Prof-Filo é um programa de pós-graduação stricto sensu destinado a ofertar curso de mestrado profissional em Filosofia em rede e tem como público-alvo professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente os que atuam nas escolas das redes públicas de ensino.
A coordenadora do Prof-Filo na UFRB, Giovana Temple, comemora essa conquista, mas relembra as dificuldades que o curso vem enfrentando nos últimos anos. "Esta nota expressa a qualidade do Prof-Filo e o compromisso da comunidade filosófica brasileira com a defesa do ensino de filosofia que sofre hoje, com a reforma do “novo ensino médio, um retrocesso histórico, político e educacional que atinge diretamente o ensino de filosofia". O vice-coordenador, Rafael Ferreira, complementa afirmando que essa nota é um esforço coletivo de professores que se empenham na construção e consolidação desse programa. "Neste ano recebemos a nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES. Destaco que esta nota coloca um desafio para nós da UFRB, que acabamos ingressar no Prof-Filo, que é o de contribuir para a manutenção e o aumento desta nota nas próximas avaliações da CAPES".
O programa integra as políticas de formação de professores da CAPES e é resultado de uma iniciativa apoiada pela ANPOF (Associação Nacional de Filosofia) tendo sua Coordenação Geral vinculada ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Para o coordenador geral do Prof-Filo, Eduardo Barra (UFPR), "a obtenção da nota 4 determina o encerramento de um ciclo de ações que vai desde a criação do nosso programa em 2017 até a sua recente expansão que possibilitou a associação da UFRB, neste ano. O ciclo que se inicia cujas perspectivas para o seu encerramento incluem a criação do doutorado profissional e recebe esse duplo reforço: a associação de mais nove universidades (além das 16 anteriores) e a obtenção da nota 4 na avaliação quadrienal da CAPES. Ambos os fatores são resultado do trabalho dedicado e inovador que o Prof-filo tem realizado em cada uma das universidades onde está presente. Uma forte inserção nas escolas e redes de ensino locais é o que confere relevância ao programa, é o de onde vem o principal insumo para a nossa expansão qualitativa e quantitativa".
Fonte: Portal UFRB