A conferência de abertura do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2002), com a jornalista carioca Flávia Oliveira, profissional com 30 anos de experiência na mídia, aconteceu na manhã da desta terça-feira, dia 08, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), com transmissão ao vivo pela TV UFRB e tradução simultânea em Libras.
Comunicadora formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com raízes maternas em Cachoeira, Flávia Oliveira atualmente assina artigos na editoria sociedade do jornal O Globo e é comentarista de economia do Estúdio i (GloboNews). O tema da fala de Flávia foi Juventude Negra, Desenvolvimento e Justiça social.
Flávia descreveu suas origens familiares, contou referências religiosas de matriz africana, historizou a carreira, falou sobre representatividade negra, a atuação em movimentos comunitários e experiências coletivas no processo de combate à pobreza, a massificação da vacinação contra a COVID-19 nas periferias e o ressignificado da leitura da violência contra a juventude negra, no Rio de Janeiro. Sua atuação é vista no Morro do Alemão, espaço que abriga um dos maiores conjuntos de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Flávia ganhou o Prêmio Jornalismo para Tolerância 2003, da Federação Internacional de Jornalistas, pela coedição do suplemento A Cor do Brasil; e o Prêmio Elizabeth Neuffer da Associação dos Correspondentes da ONU por reportagens sobre desenvolvimento humano.
Mesa – A mesa de honra do Fórum teve as presenças do reitor, professor Fábio Josué, dos pró-reitores Carlos Alberto Santos de Paulo (PROPAAE), Tatiana Veloso (PROEXT), Karina Cordeiro (PROGRAD), Maurício Ferreira (PPGCI), a diretora do CAHL, Dyane Brito, a estudante Suane Martins de Souza (curso de Serviço Social) e a coordenadora de Políticas Afirmativas e presidenta da comissão central do Fórum, Ionara Magalhães de Souza. Todos fizeram uso da palavra.
As atividades culturais da manhã do primeiro dia do Fórum 20 de Novembro foram a declamação de poesia da estudante e poetisa Líslia Ludmila Santos Nascimento; a apresentação da cantora, compositora, poetisa e atriz Sued Nunes; a apresentação da Música tema do Fórum; a exibição do vídeo oficial do Fórum 2022; o Samba de Roda apresentado pelas estudantes Francielle Silva do Nascimento, Edivania Ribeiro dos Santos e Ludymilla Sena; a intervenção artístico-cultural “Mulher Raio”, apresentada pela professora Cândida Moraes e o show com o cantor, compositor e instrumentista, Ras Elias.
Fórum 20 de Novembro - Com o tema "Juventude Negra e Democracia: Viver, Esperançar e Transformar", a 16ª edição do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo 2022 propõe celebrar o protagonismo da juventude negra no processo de reconstrução do país, além de enfatizar a importância histórica, política e pedagógica do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.
O Fórum 2022 acontece no período de 08 a 11 de novembro, com atividades presenciais e virtuais transmitidas pela TV UFRB.
Confira a sequência da programação do Fórum.
Fotos da abertura do Fórum:
Vídeo de abertura do Fórum:
Fonte: Portal UFRB