A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições para o processo seletivo de alunos regulares do mestrado profissional em Educação do Campo (PPGEDCAMP), para o ingresso no primeiro semestre acadêmico de 2023, em Amargosa.
As inscrições dos interessados acontecem até o próximo dia 14 de novembro, exclusivamente via internet, na Plataforma SIGAA/UFRB. A taxa de inscrição é de R$ 65,00.
Podem se inscrever, preferencialmente, os profissionais da educação (docentes, gestores e técnicos) e educadores do campo que têm como lócus de atuação profissional as escolas do campo, secretarias de educação, comunidades rurais (assentamentos, acampamentos, comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, fundo e fecho de pasto) e movimentos sociais e sindicais do campo. O foco da formação é a Educação do Campo no contexto social, político e econômico da realidade agrária brasileira, podendo ser admitidos candidatos portadores de diploma de ensino superior nas diversas áreas do conhecimento.
Os alunos têm a opção pelos estudos na área de Concentração Educação do Campo, abrangendo três linhas de pesquisa: Linha 1 – Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo; Linha 2 – Agroecologia, Trabalho, Movimentos Sociais do Campo e Educação; e Linha 3 – Cultura, Raça, Gênero e Educação do Campo.
O Projeto Político Pedagógico do curso funciona por meio do regime de alternância, próprio das discussões pedagógicas realizadas pelos educadores do campo no Brasil, proporcionando ao estudante a oportunidade de desenvolver conhecimentos em seu Tempo Comunidade e Tempo Universidade. Além disso, outra meta é fortalecer a pós-graduação em educação no Brasil promovendo pesquisas em educação do campo que produzam dados qualitativos e quantitativos sobre o projeto de educação para o espaço rural brasileiro.
Das 20 vagas oferecidas, duas vagas poderão ser ocupadas por servidores técnico-administrativos do quadro efetivo da UFRB; e, atendendo à política de cotas, quatro vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros, uma vaga para pessoas com deficiência e três vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans.
A reserva de vagas obedece a Resolução CONAC 033/2018, a qual dispõe sobre o sistema de cotas raciais para o acesso e outras políticas de ações afirmativas para a permanência de estudantes negros, quilombolas, indígenas, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis) e pessoas com deficiência em todos os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
As etapas do processo seletivo são quatro: I) Prova Escrita, de caráter eliminatório; II) Plano de Trabalho: de caráter eliminatório; III) Entrevista: de caráter eliminatório, e IV) Análise do Curriculum no modelo da Plataforma Lattes (de caráter classificatório). O resultado de cada etapa do processo seletivo será divulgado no site do curso: www.ufrb.edu.br/educampo.
Sobre o Programa – O mestrado em Educação do Campo tem por propósito intermediar o diálogo entre a diversidade camponesa e o fazer pedagógico visando contribuir para que os docentes das redes públicas de ensino, gestores públicos e articuladores dos movimentos e redes sociais do campo possam redimensionar suas leituras sobre a realidade agrária brasileira, redefinindo suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão das escolas do campo buscando o avanço na escolarização, na formação, pesquisa e extensão capaz de preparar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento agrário na Bahia e no Brasil.
Confira a RETIFICAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO N° 02/2022 e a PRORROGAÇÃO DO EDITAL- NOVO CRONOGRAMA
Mais em ufrb.edu.br/educampo.