Notícias Uncategorised Residência Pedagógica

Residência Pedagógica

Publicado: Domingo, 26 Mai 2019 03:33 , Última Atualização: Domingo, 26 Mai 2019 03:34 | Acessos: 2529

Programa de Residência Pedagógica - RP

Conforme Edital CAPES nº 6/2018, são objetivos essenciais do programa:

a)  Aperfeiçoar  a  formação  dos  estudantes  de  cursos  de  licenciatura,  por  meio  do desenvolvimento  de  projetos  que  fortaleçam  o  campo  da  prática  e  conduzam  o licenciando  a  exercitar  de  forma  ativa  a  relação  entre  teoria  e  prática  profissional docente,  utilizando  coleta  de  dados  e  diagnóstico  sobre  o  ensino  e  a  aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias.
b)  Conduzir  o  licenciando/residente  na  busca  de  conhecimento  acerca  do  contexto  e cultura  da  escola,  das  inter-relações  do  espaço  social  escolar,  o  que  compreende conhecer  os  estudantes  e  relações  entre  eles,  bem  como  suas  condições  familiares  e outros aspectos considerados relevantes.
c)  Oportunizar  a  experimentação  e  vivência  de  técnicas  de  ensino,  didáticas  e metodologias com observação do trabalho em sala de aula do professor preceptor.
d) Possibilitar que o estudante vivencie e pratique a regência de classe, com intervenção pedagógica  planejada  conjuntamente  pelo  docente  orientador  do  curso  de  formação, pelo preceptor da escola e outros participantes da escola que se considere importante, além da participação na gestão do cotidiano da sala de aula, planejamento e execução de atividades,  planos  de  aula,  sequências  didáticas,  projetos  de  ensino  e  atividades  de avaliação da aprendizagem dos estudantes.
e)  Fortalecer,  ampliar  e  consolidar  a  relação  entre  a  UFRB  e  a  escola,  promovendo sinergia  entre  a  entidade  que  forma  e  a  que  recebe  o  egresso  da  licenciatura  e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.
f)  Promover  a  adequação  dos  currículos  e  propostas  pedagógicas  dos  cursos  de formação  inicial  de  professores  da  educação  básica  às  orientações  da  Base  Nacional Comum Curricular (BNCC).

Web Rádio CFP