No mundo no qual temos acesso a diversas informações, estudar, absorver e compreender os assuntos pode se tornar uma missão difícil. Ainda mais quando os conteúdos têm complexidade. Ao observar a dificuldade de alguns alunos, a professora Luciana Boeira, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Feira de Santana, desenvolveu uma técnica chamada grafismo. O intuito é ajudar a melhorar a assimilação do conhecimento por meio da visualização das ideias.
A professora identificou que alguns estudantes tinham dificuldade para absorver os assuntos e decidiu elaborar essa técnica para ensinar como estudar. “Para criar a técnica, eu coloquei um arcabouço teórico de reconhecimento científico, que é dialética do conhecimento. No grafismo, por exemplo, se estuda a partir de desenho, fluxogramas, mapas mentais, mapas conceituais, textos ligados por setas nos quais se fazem associações de conteúdo, entre outras formas”, afirma.
De acordo com Luciana, ao estudar um novo conteúdo, uma grande parcela das pessoas não consegue fazer de imediato as associações. “Aquele conteúdo fica um tanto embaralhado no nosso pensamento e na nossa imaginação. Por isso, elas não conseguem visualizar aquilo que está passando na mente. Quando a pessoa começa a visualizar e fazer as associações, ela organiza e percebe o conhecimento. Esse perceber é naturalmente e ela identifica o sabor do saber. Esse sabor do saber leva-o a querer saber mais”, diz.
O projeto está em fase de implementação com os alunos do CETENS. “O grafismo é uma semente e a partir dela vamos desenvolver mais e mais. Os próximos passos são divulgação, implementação e consolidação”. Além do desenvolvimento desse projeto, já foi lançado um livro intitulado como “Grafismo: uma estratégia de ensino-aprendizagem para estimular a imaginação”. A equipe é composta pelos professores Luciana Boeira, Camila Ferreira Escobar, Julio Eloisio, Kilder Leite e Luís Oscar.
Com informações da Ascom/Secti.
Fonte:Portal UFRB