Fechar
Notícias Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) seleciona 01 bolsista substituto; Confira o edital.
Inscrições até 18/04/2023

Publicado: Quinta, 13 Abril 2023 14:22 , Última Atualização: Terça, 18 Abril 2023 19:59 | Acessos: 366
imagem sem descrição.

O Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), através do EDITAL 01/2023: SELEÇÃO DE BOLSISTA PIBIC-UFRB PROJETO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL: VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA NA REGIÃO NORDESTE (ETAPA 1): O ESTUDO DA DITONGAÇÃO DIANTE DE /S/, selecionará 1 (um) bolsista substituto para atuar no projeto.

O Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), é uma iniciativa interinstitucional, que visa à descrição e análise da realidade do português falado em todo o território brasileiro. Na UFRB, o projeto se
desenvolve sob orientação da Prof.a Dr.a Amanda dos Reis Silva, onde estuda-se a ditongação diante de /S/, fenômeno fonético-fonológico que diferencia o português brasileiro do português europeu, e delimita áreas dialetais do Brasil. O fenômeno aparece em palavras como "nó(i)s", "arro(i)z", "rapa(i)z", "francê(i)s", em que, na fala de alguns sujeitos, ouvimos uma semivogal palatal [j] antes da consoante final /S/.

O(a) bolsista selecionado(a) receberá uma bolsa no valor de R$700,00, com duração entre os meses de maio e setembro de 2023.

Podem participar estudantes que se enquadrem nos seguintes requisitos

• Estar regularmente matriculado no curso de Licenciatura em Letras da UFRB.
  • Não ser aluno do primeiro semestre.
  • Apresentar bom desempenho acadêmico (IRA – Índice de Rendimento Acadêmico), evidenciado pelo histórico escolar, com média igual ou superior a 5,0 (cinco).
  • Dedicar no mínimo 20 (vinte) horas semanais às atividades do projeto, confirmado através do comprovante de matrícula.
  • Não ter vínculo empregatício nem ser beneficiado(a) por outra bolsa, de qualquer natureza, (PIBEX, PIBID, etc.) durante a vigência da bolsa, exceto bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Programa de Bolsa Permanência (PBP–MEC), auxílio alimentação, auxílio creche, auxílio moradia e auxílio transporte.
  • Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq (http://lattes.cnpq.br/).

As inscrições acontecem de 11 a 18 de abril, através do formulário eletrônico disponível em https://bit.ly/selecaoalib

Confira o EDITAL 01/2023

Com informações da SECAD/CFP/UFRB