Na última sexta-feira, 20/10/2023, o Projeto Panorama Quilombola foi agraciado com Menção Honrosa na segunda edição do Prêmio ANPOCS de Extensão Universitária. O Projeto Panorama Quilombola, coordenado pelo Prof. Dr. José Maurício Arruti (LaPPAA/CERES/IFCH/UNICAMP e Afro-Cebrap) tem entre os integrantes o professor Tiago Rodrigues Santos (PPGEDUCAMPO/CFP/UFRB), que realiza trabalhos integrados ao Projeto no Centro de Formação de professores da UFRB, tendo como foco a formação de professores/as e lideranças quilombolas.
Na UFRB, o Projeto Panorama Quilombola tem como desdobramentos o Projeto “Boletim Panorama Quilombola: Bases para Educação Escolar Quilombola”, que, desde 2018, realiza formação de Professores de Escolas Quilombolas de Bonito (Ba) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra e a Conselho das Associações e Comunidades Quilombolas em Bonito (Ba). O Projeto atua em 17 comunidades quilombolas, 13 escolas e congrega mais de 112 professoras, coordenadoras e diretoras de escolas quilombolas, além das lideranças.
Além desta ação, conta com cursos para estudantes quilombolas do CFP, eventos de extensão relacionados às pautas quilombolas por terra e educação e trabalhos de campo.
O Projeto Panorama Quilombola
O projeto Panorama Quilombola é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Ameríndios e Afroamericanos - LaPPAA, vinculado ao Centro de Estudos Rurais do IFCH, Unicamp, surgido no ano de 2019, a partir da parceria com o Núcleo Afro do Cebrap. Inspirado no conceito de “letramento racial”, o projeto Panorama Quilombola tem por objetivo principal produzir, articular e tornar amplamente acessíveis abordagens da realidade quilombola, qualificadas pelo diálogo entre a militância e a academia, e destinadas ao uso tanto na universidade quanto fora dela.
Equipe: José Maurício Arruti (Coord) , Juliana Sartori , Shirley Pimentel , Ana Carolina da Silva, Tiago Rodrigues Santos, Cassius Marcelus Cruz e Alexander Pereira.
O Prêmio ANPOCS de Extensão Universitária
Este prêmio confere estatuto e reconhecimento distintivos às iniciativas de extensão universitária conduzidas pela comunidade de cientistas sociais. Fundada em 1977, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), entidade de direito privado sem fins lucrativos, reúne mais de uma centena de centros de pós-graduação e de pesquisa em antropologia, ciência política, relações internacionais, sociologia, de todo o Brasil (Informações do Site da ANPOCS).
Com informações de Tiago Rodrigues Santos