Dia: 14 de abril de 2011 (quinta-feira); Horário: 18h40; Local: Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB).; Equipe responsável: Diogo Rios, Cilene Canda, Ricardo Resende, Ana Cristina Givigi, Kleber Peixoto e Anália Moreira.
Como a educação e a escola têm nos produzido enquanto sujeitos de gênero? Como é construída a normatividade que nos faz homens e mulheres adequados ao modelo heterossexual? Qual é o repertório normativo-cultural que me constitui enquanto homem e/ou mulher? Como se dão as alianças que nos potencializa a escapar das políticas de controle da sexualidade? O que os movimentos de gênero e LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) pensam sobre o exercício das sexualidades e sua expressão?
Não se pode pensar o exercício da sexualidade fora de um campo cultural normativo onde ele é efeito de relações de poder-saber, sendo contornado, a todo momento, por esse exercício. Educadores e educadoras tem sido peças importantes dessa operação que constrói cotidianamente a vida das pessoas e sua sexualidade. Contudo, não se trata de uma construção passiva, mas de disputas e resistências no campo da cultura, onde a escola é um importantíssimo campo político de disputa e um dos espaços onde nos fazemos sujeitos de sexualidade[1].
Essas questões serão debatidas na sexta edição do CICLO DE DEBATES do Programa Entrelaçando Culturas, do Centro de Artes de Amargosa- Diversidade, Universidade, Cultura e Ancestralidade (CAsA do DUCA), como parte das ações acadêmicas do Progrma de Extensão Entrelaçando Culturas. A discussão será mediada por palestras proferidas pelas professoras Ana Cristina Givigi e Priscila Dornelles e pelo estudante Loran Prazeres. Além das palestras, o evento será intermediado por expressões artísticas, seguidas por debate com o público.
Dia: 14 de abril de 2011 (quinta-feira)
Horário: 18h40
Local: Centro de Formação de Professores (CFP/UFRB).
Equipe responsável: Diogo Rios, Cilene Canda, Ricardo Resende, Ana Cristina Givigi,
Kleber Peixoto e Anália Moreira.
Compareça e traga a sua contribuição ao debate!