Processos seletivos CNPq e MIR lançam nova Chamada PIBIC-Af 2024/2027
Submissão de proposta até 07/06/24

CNPq e MIR lançam nova Chamada PIBIC-Af 2024/2027

Publicado: Segunda, 29 Abril 2024 10:23 , Última Atualização: Segunda, 29 Abril 2024 19:07 | Acessos: 58
imagem sem descrição.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e o Ministério de Igualdade Racial (MIR) lançaram nesta terça-feira, dia 23, a Chamada Pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas 2024/2027 (PIBIC-Af).

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 66.654.000,00 (sessenta e seis milhões e seiscentos e cinquenta e quatro mil reais), sendo R$ 59.094.000,00 (cinquenta e nove milhões e noventa e quatro mil reais) do CNPq e R$ 7.560.000,00 (sete milhões e quinhentos e sessenta mil reais) do Ministério da Igualdade Racial (MIR). Os recursos oriundos do MIR serão direcionados exclusivamente para estudantes negros.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) é uma iniciativa que foi criada em 2009, nos moldes do PIBIC, com foco na ampliação de oportunidades de formação científica e inserção na carreira científica para os beneficiários das políticas de ações afirmativas no Ensino Superior.

O PIBIC-Af compõe o quadro de programas institucionais de Iniciação Científica do CNPq que visam, cada qual com sua especificidade, contribuir para atração e qualificação de recursos humanos para ciência e tecnologia, além de contribuir com a formação científica de profissionais para quaisquer áreas de atuação.

As instituições de natureza pública que tenham política de ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior de estudantes oriundos de grupos historicamente excluídos do ambiente acadêmico e que tenham participado da última edição do PIBIC ou PIBITI poderão enviar propostas até o dia 07 de junho de 2024.

A submissão de propostas deve ser feita, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC) e as instituições a serem selecionadas devem ter implementado política de ação afirmativa para ingresso de estudantes oriundos de grupos historicamente excluídos no Ensino Superior, bem como manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica, nas diferentes áreas do conhecimento.

As instituições poderão implementar as bolsas em três ciclos de 12 meses, o primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2024, o segundo em 1º de setembro de 2025 e o terceiro em 1º de setembro de 2026.

Uma novidade da Chamada é a possibilidade de indicação de estudantes negros e indígenas que não tenham sido beneficiários de ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior Público.

Leia a Chamada PIBIC-Af.2024-2027.

Com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico