Fechar
Processos seletivos UFRB seleciona estudantes de graduação para Programa de Tutoria por Pares
Inscrições até 23/07/2024

UFRB seleciona estudantes de graduação para Programa de Tutoria por Pares

Publicado: Terça, 09 Julho 2024 14:29 , Última Atualização: Segunda, 15 Julho 2024 12:49 | Acessos: 354
imagem sem descrição.

A Universidade federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pro-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga o Edital PROGRAD N º 014/2024 de seleção de discentes para o Programa Tutoria por pares,nas categorias de tutores(as) remunerados(as) e voluntários(as).

O Programa de Tutoria por Pares (PTP) da UFRB é promovido pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e voltado para o acompanhamento dos estudantes ingressantes nos cursos de graduação de 1º ciclo (ou ciclo único) e a atuação dos(as) tutores(as) compreenderá os dois primeiros meses do semestre letivo 2024.2.

O Programa Tutoria por Pares possui como objetivos: Auxiliar os(as) discentes ingressantes na adaptação à vida universitária; Promover a integração entre ingressantes e veteranos(as); Possibilitar maior conhecimento sobre as rotinas acadêmicas, o funcionamento, as normas e as estruturas da Universidade.

Podem se inscrever discentes de graduação que atendam aos seguintes requisitos:

• Esteja regularmente matriculado(a) em curso de graduação da UFRB que possua vagas disponíveis;
  • O(a) Tutor(a) Remunerado(a) deve dispor de 12 (doze) horas semanais para atuar no Programa;
  • O(a) Tutor(a) Voluntário(a) deve dispor de 04 (quatro) horas semanais;
  • Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 6,0 (seis pontos);
  • No momento da inscrição, estar cursando a partir do segundo semestre;
  • No momento da inscrição, não estar na condição de concluinte;
  • Dispor, em seu domicílio, de aparelhos eletrônicos compatíveis (desktop, notebook ou tablet, entre outros) e acesso à internet com velocidade e qualidade necessárias para o desempenho adequado das suas atribuições;
  • A inscrição do(a) discente implicará a ciência e aceitação das normas e condições estabelecidas no Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

A inscrição será realizada no período de 12 a 23/07/2024. Para se inscrever o(a) discente interessado(a) deve:

1. Acessar o endereço eletrônico www.ufrb.edu.br/prograd/prog-acad/tutoria-por-pares
  2. Preencher o Formulário de Inscrição disponibilizado com os dados solicitados em cada campo.
  3. Inserir os certificados de atuação em programas e em um único arquivo no formato PDF conforme Anexo I;

No caso do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica serão aceitas, como certificado, as certidões emitidas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, desde que elas possuam o código de validade;

Os(as) discentes que não possuem certificados de participação em programas poderão realizar a inscrição normalmente. Serão homologadas as inscrições que atenderem às especificações contidas neste edital. A homologação das inscrições será divulgada até 30/07/2024, no endereço eletrônico deste Programa www.ufrb.edu.br/prograd/prog-acad/tutoria-por-pares .

Os(as) estudantes aprovados(as) receberão receberão uma bolsa de R$700,00 (setecentos reais) durante a vigência do Programa Tutoria por Pares 2024.2.

Confira o Edital nº 14/2024

Web Rádio CFP