CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DESTINADO À PROFESSORES(AS) DO ESTADO DA BAHIA
|
Ação
|
Ementa
|
Carga horária
|
Alternância
|
Foco
|
Atividades
|
I SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA NA UFRB
|
Abertura do Programa Escola da Terra na UFRB.
|
14h
|
TU – 6h
|
– Conferencia de Abertura do Programa Escola da Terra na UFRB
– Apresentação do percurso formativo a ser desencadeado noCurso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023
– Inventário da Realidade: Guia Metodológico na Educação do Campo
|
– Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento
|
TC – 8h
|
– Inventário da Realidade: perfil, identidade e expectativas dos(as) participantes do Curso de Aperfeiçoamento
|
– Aplicação de questionário online
– Estudo orientado
|
1º MÓDULO FORMATIVO
Materialidade de Origem e Política de Educação do Campo
|
A materialidade de origem da Educação do Campo, sua especificidade, história e princípios e seu delineamento no marco da política educacional.
|
40h
|
TU – 24h
|
– Questão Agrária, Educação do Campo e Movimentos Sociais: concepções, princípios, história (8h)
– Relação Educação do Campo e Agroecologia no fazer da escola do campo (8h)
– Marcos normativos da Educação do Campo (4h)
– Plano de Trabalho e orientações para o TC (4h)
|
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas
– Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC
|
TC – 16h
|
– Inventário da Realidade: marcos normativos e expressividade da Educação do Campo nos municípios (8h)
– Estudos orientados (8h)
|
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC
– Estudos Orientados
|
2º MÓDULO FORMATIVO
Educação do Campo: comunidade, sujeitos e escola
|
Os sujeitos da Educação do Campo na sustentação do fazer pedagógico e da proposta educativa das escolas do campo.
|
40h
|
TU – 24h
|
– Projeto Político-Pedagógico na Escola do/no Campo (8h)
– Relação escola-comunidade / comunidade-escola (8h)
– Diversidade de sujeitos da Educação do Campo: a tríade forma – conteúdos – destinatário (8h)
|
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas
– Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC
|
TC – 16h
|
– Inventário da Realidade: comunidade, sujeitos e escola (8h)
– Estudos orientados (8h)
|
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC
– Estudos Orientados
|
3º MÓDULO FORMATIVO
Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo I
|
Sujeitos, letramento e alfabetização na escola no/do campo e o trabalho docente
|
40h
|
TU – 24h
|
– A função da escola do/no campo (8h)
– Periodização do desenvolvimento humano e trabalho docente: infância e adolescência na escola do/no campo (8h)
– Processos de letramento e de alfabetização escolar no campo (8h)
|
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas
– Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC
|
TC – 16h
|
– Inventário da Realidade: letramento e alfabetização na Educação do Campo – práticas desenvolvidas pelas escolas do/no campo (8h)
– Produção dos educandos das escolas do campo para confecção do primeiro volume do “Caderno Escrevivências Escola da Terra: Escola e Educação do Campo na Bahia” (8h)
|
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC
– Estudos Orientados
|
4º MÓDULO FORMATIVO
Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo II
|
Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais na escola no/do campo e o trabalho docente
|
40h
|
TU – 24h
|
– Matemática no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h)
– Ciências Naturais no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h)
– Ciências Sociais no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h)
|
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas
– Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC
|
TC – 16h
|
– Inventário da Realidade: Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais na Educação do Campo – práticas desenvolvidas pelas escolas do/no campo (12h)
– Produção da primeira edição do Boletim Formativo Escola da Terra na UFRB (4h)
|
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC
– Estudos Orientados
|
II SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA NA UFRB
|
Socialização das atividades realizadas, encerramento e avaliação do Programa Escola da Terra na UFRB.
|
6h
|
TU – 6h
|
– Conferência de Encerramento: “Interfaces Educação do Campo e Agroecologia: as contribuições da escola do campo para a emancipação humana”
– Socialização das experiências formativas e dos materiais produzidos nos pólos
– Avaliação da 1ª edição do Programa Escola da Terra na UFRB
|
– Seminário de Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento
|
Carga Horária
|
108h de TU
72h de TC
Total de 180h
|