20/04 08:00 11:00
AMARGOSA - BA - Inscrições até 13/04/24
Acessar Site do Evento
mara@ufrb.edu.br
Respeitando as especificidades de cada concepção pedagógica da escola-campo, neste subprojeto de Química, todos os residentes e preceptores se debruçaram há cinco meses em refletir criticamente em pensar sobre a Educação Inclusiva no Ensino de Química. Para ampla divulgação e compartilhamento de experiências entre as três escolas pertencentes ao referido subprojeto do Programa Residência Pedagógica, esse momento consiste em um espaço coletivo para a apresentação dos relatos de experiência desse período, pontuando as perspectivas e desafios de pensar/elaborar/adaptar estratégias didático-pedagógicas para as salas de aulas de cada campo de atuação. Na relação entre teoria e prática, pretendemos promover um debate constante entre as pesquisas contemporâneas e autores consagrados com a realidade de sala de aula, visando promover uma formação profissional em que o residente possa entender a complexidade da docência e refletir criticamente sobre a sua atuação no magistério, buscando promover a alfabetização científica e uma tomada de decisões bem fundamentada para ensinar Química. Diante disso, é importante identificar e analisar as convergências e divergências de ser professor de Química dos/as residentes participantes e como isso poderá contribuir [ou não] para a constituição da sua identidade docente. Na imersão orientada e acompanhada, pretendemos construir e mobilizar os saberes docentes, a partir de aprendizados com professores mais experientes (preceptores e orientadores), ao mesmo tempo que possibilita uma formação continuada desses docentes, em uma relação recíproca de aprendizado e formação. Assim, por meio da troca de vivências e experiências, pretendemos construir um espaço profícuo para pensar criticamente na realização do processo educativo nas aulas de Química, no que se refere, principalmente, às tendências teóricas e metodológicas da Educação Inclusiva. Nesse evento, buscamos uma via de mão dupla na formação inicial e continuada, em que o residente se forma com profissionais mais experientes sobre os primeiros passos da carreira e, ao mesmo tempo, os preceptores e orientadores fortalecem a sua formação continuada para aproximar a teoria da prática e vice-versa, bem como a incorporação dos processos de reflexão e pesquisa em contextos reais da sala de aula, com o encerramento do Programa Residência Pedagógica – Subprojeto de Química.
8h - Abertura
8h30min - Apresentação dos Relatos de Experiência dos Residentes
10h - Avaliação do Subprojeto de Química do Programa Residência Pedagógica
11h - Confraternização e Encerramento.
Inscrições até 13/04/24, através do SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91799046
Evento publicado em: 24/03/2024
Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com