Evento
Palestra: Currículo e ensino de História nos anos iniciais: práticas pedagógicas e aprendizagens.
26/09 09:00
Sala 104 do Pavilhão de aulas - Inscrições até 02/10/2024
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Por um bom tempo ensinar História no Brasil significava adentrar ao mundo das datas comemorativas, nomes e lugares que de alguma forma contribuíram para um fato histórico. Apesar das transformações e avanços em relação ao currículo e metodologias de ensino, persiste entre os alunos uma visão negativa sobre o ensino de História. As reclamações são de um ensino cansativo, repetitivo e sem finalidade para a vida prática. Destacam a presença do livro didático como material orientador das aulas e avaliações que requerem a memorização de datas, biografias de personagens com atuação política e a exaltação de atividades cívicas. Entretanto, ao decorrer das últimas décadas houve um amadurecimento nas pesquisas na área de ensino de História que reconfiguraram a maneira e o modo de se pensar o ensino nas salas de aula. Estes estudos visam rediscutir e aprimorar o modo como crianças e jovens aprendem História. (SCHMIDT; GRACIA, 2005; COOPER, 2006; BARCA, 2011). Após a aprovação pelo CNE/MEC em 2005, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia definem que o profissional deve saber aplicar modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano. Destaca-se, portanto, na formação inicial de Pedagogas(os) o contato com a epistemologia da História e reflexões sobre a aprendizagem de conteúdos histórico por crianças. Há que se enfatizar que, historicamente, o ensino de História nos anos iniciais já fez parte da preocupação de intelectuais como Rui Barbosa no início do século XX. Superada uma ideia comum de que as crianças não aprendem História, outras problematizações emergem: quais conteúdospodem ser ensinados? Quais práticas e aprendizagens foram historicamente construídas e como nos ajudam a pensar aquelas que estão sendo desenvolvidas nos anos inicias? Quais desafios as(os) pedagogas(os) enfrentam no ensino de História em sala de aula? Ainda é pouco o interesse de pesquisadores sobre as problemáticas apontadas. Neste sentido, faz-se necessário promover debates sobre experiências históricas e na contemporaneidade que envolvam as(os) discentes dos cursos de Pedagogia, docentes que atuam nos anos iniciais, historiadores e pesquisadores sobre as temáticas de modo a contribuir com a formação inicial e, futuramente, suas práticas pedagógicas.
Programação
Dia 26/09/2024 - 9h -sala 104 - CFP UFRB - HíBRIDO
TEMA: Currículo e ensino de História nos anos iniciais: práticas pedagógicas e aprendizagens.
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=CLejdRsbzik
Palestrante: Prof. Dr.ª Dislane Zerbinatti Moraes – Faculdade de Educação USP
Possui graduação em Ciências Sociais (1980) e em História (1986); mestrado em Didática(1996); doutorado em Letras (Literatura Brasileira) (2003), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de história, história da educação e historiografia, formação de professores, fontes literárias no ensino de História e na pesquisa em História da Educação. Na área de História da Educação investiga especialmente a história da profissão docente por meio de fontes autobiográficas, memórias e romances escritos por professores; e de outras fontes impressas como os periódicos educacionais. Tem se dedicado aos estudos sobre as relações entre literatura, história e educação.
Palestrante: Prof. Dr.ª Carollina Carvalho Ramos de Lima – Faculdade de Educação UFBA
Docente Adjunta da Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciada e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisadora ligada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e História da Educação - MEHED/FACED/UFBA. Atualmente, desenvolve pesquisas na área da História da Educação e do Ensino de História, com interesse em questões que envolvem a produção, circulação e apropriação de métodos de ensino, bem como o ensino de História e a aprendizagem histórica na Educação Básica. Esteve na coordenação do subprojeto de História do PIBID/UFBA, entre 2020 e 2021. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da FACED/UFBA e do Programa Profissional em Ensino de História (PROFHIS) da UNEB. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado pela FE/USP.
03/10/2024 – 9h - sala 107 - CFP UFRB - HíBRIDO
MESA 2: Trajetória do ensino de História: investigações sobre a cultura escolar.
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=ulB94SjzVB4
Palestrante: Tatiana Poliana Pinto de Lima – Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – UFRB.
Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2000), e licenciatura em Pedagogia pela UNIFACS (2021), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016). É professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Atua como Professora do Quadro Permanente do Programa de Pós Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade, da UFRB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Saberes e Práticas, Ensino de História, Currículo áreas nas quais vem pesquisando e desenvolvendo orientações nos últimos anos.
Palestrante: Ma. Ana Maria Barbosa da Silva – Grupo Escolar Sonho Meu
Mestrado (2024) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na linha de pesquisa História da Educação. Especialista em Gestão Escolar, pela USP/Esalq. Especialista em Metodologia do Ensino de História (FVC). Especialista em Educação à distância: gestão e tutoria pela Uniasselvi. Licenciada em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências Letras de Candeias (FAC) .Atualmente é professora do Grupo Escolar Sonho Meu. Atuou na condição de Supervisora Pedagógica no Sesc, unidade de Santo Antônio de Jesus. Atuou como professora da Educação Básica, Ensino Fundamental II, na rede pública de ensino no município de Amargosa-BA e Itatim-BA. Ministrou a discipina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da História e da Geografia. Tem como área de interesse de pesquisa: História Oral, História da Educação, História da Educação Feminina, Ensino de História.
Inscrições até 02/10/24, através do SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91799967
Evento publicado em: 04/09/2024