Fechar

Belas histórias contadas pelas crianças de Mutuípe

Download Gratuito

Leia Online

Autor(a) / Org.: Ana Lúcia B. da Fonsêca; Eliana B. Costa; Fabiana R. dos Santos; Jaina Larissa B. C. de Oliveira; Lara B. da Fonsêca e Thereza Cristina B. C. de Oliveira. Ano: 2023

Páginas: 56 ISBN: 978-65-258-1270-0 Preço: Grátis

Este livro apresenta importantes reflexões de crianças da região do Vale do Jiquiriça - Bahia, acerca do período em que, em função do isolamento social, decorrente da Covid-19, estiveram cerceadas do contato físico mais próximo, com colegas da escola, suas professoras e demais agentes do ambiente escolar, amigos, vizinhos e familiares que compõem a sua rede de afeto.
O distanciamento social trouxe implicações significativas. De um lado sentimento de tristeza, solidão, medo do desconhecido e por outro lado pelo esforço de todo o corpo docente e demais profissionais da rede municipal de educação de Mutuípe, possibilidades favoráveis para que as aulas online pudessem ocorrer, minimizando na medida do possível a lacuna que foi estabelecida no período em que as aulas presenciais foram suspensas.
De maneira genuína as crianças puderam expressar seus sentimentos, emoções e entendimentos sobre o que estava ocorrendo em suas vivências pessoais - mundo interno, e como estavam interpretando as experiências daquele momento que envolvia os impactos da pandemia de um modo global - mundo externo, demonstrado apropriação dos conhecimentos sobre a pandemia e o que elas assimilaram acerca das recomendações oficiais da OMS. Assim as preocupações das crianças estavam convergentes com o momento histórico/sanitário vivenciado.
Certamente que a expressão de cada criança é singular, cada qual de nós é um mundo por si. A leitura dessa obra nos dá notícias importantes sobre o universo infantil e podemos não nos limitar na leitura e interpretação como algo particular de uma região, mas sim ampliar as nossas reflexões de maneira plural e pensarmos na capacidade infantil de perceber de maneira autêntica o que ocorre a sua volta.
Assim, convidamos os leitores a se emocionarem, como nós nos emocionamos na análise dos dados coletados durante a pesquisa ao ler e entender o estado emocional que as crianças expressaram, mostrando o que vigorava naquele momento específico.
Entendemos que conhecer o que as crianças interpretaram sobre o distanciamento social e a Covid19, é uma maneira legítima de nos resgatarmos ou nos aproximarmos da nossa humanidade, que algumas vezes, fica esquecida quando nos ocupamos tanto tempo tentando dar conta das demandas do universo adulto.
Desejamos uma excelente leitura!

Powered by ChronoForms - ChronoEngine.com

Web Rádio CFP