Na Boa-Terra, o mês de julho se inicia, de fato, no dia 2, cujos versos do Hino da Independência da Bahia nos diz: brilha mais que o primeiro. Quis o destino, que julho, mês da Independência da Bahia, do Combate Nacional à Discriminação Racial, dos/as agricultores/as, da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, também fosse o mês da maior revolução educacional do Recôncavo da Bahia: o nascimento da UFRB.
Concretização de séculos de esperança, tributária das lutas de homens e mulheres que ousaram sonhar, a UFRB materializa a demanda por uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada na nossa região. A universidade mais negra do Brasil, instalada nas terras onde corre nas veias o sangue da ancestralidade e estampa nos rostos a alma de um povo guerreiro, a UFRB tem a cara e as cores do seu povo: pobre, mulher, negra/o e camponês/a. E deste povo se orgulha e neles se espelha.
Neste 29 de julho de 2020, a Direção, Gestões e a comunidade do CFP parabeniza a UFRB pelos seus 15 anos de re-existência. Do nosso cantinho do mundo, Amargosa, o CFP se sente honrado em ser parte do projeto de educação de todos/as, com todos/as e para todos/as que a UFRB representa. Viva o Vale do Jiquiriçá, o Portal do Sertão, o Recôncavo, a Bahia, e, principalmente, viva a UFRB!
Direção/Gestões do CFP/UFRB
Amargosa, 29 de julho de 2020