Notícias Nota de Reconhecimento às Coordenações de Curso do CFP

Nota de Reconhecimento às Coordenações de Curso do CFP

Publicado: Quinta, 04 Março 2021 14:26 , Última Atualização: Sexta, 02 Abril 2021 20:00 | Acessos: 725

A Direção/Gestão do CFP vem a público agradecer e reconhecer o empenho e trabalho dos/as coordenadores/as e vices-coordenadores/as de cursos de graduação do nosso Centro durante o processo de matrícula para o semestre remoto 2020.1.

Cientes das dificuldades de acesso à internet e aos sistemas, desde a abertura das matrículas, buscaram alternativas para atendimento aos estudantes por diversos meios: e-mail pessoal e institucional, whatsapp, plataformas do SIGAA, dentre outros canais e meios. Porém, ainda na primeira semana, coordenadores/as demonstraram preocupação com os números de matriculados/as - naquele momento, inferiores às taxas do Semestre Suplementar 2020.3.

Diante disso, em contato com a PROGRAD, a Direção/Gestão do CFP identificou que em alguns cursos, os percentuais de matrículas eram inferiores a 50% dos/as discentes ativos/as. Obtendo resposta e apoio da PROGRAD, a Direção contatou novamente as coordenações dos cursos de graduação apresentando algumas possibilidades de ação.

Ante o quadro, coordenadores/as montaram um grande mutirão solidário, tendo como respaldo não apenas orientações da SURRAC e das normativas da UFRB, mas, principalmente, a compreensão da honrosa missão que nos é delegada: formar professores no interior do País. Esta missão requer uma atitude humana e solidária e, portanto, compreensão de que cada estudante matriculado/a expressa a continuidade do projeto de inclusão social, pedra basilar da UFRB, e, sobretudo, um alento a este momento tão difícil de pandemia. Deste grande mutirão solidário, e após alguns dias do início do semestre, temos resultados expressivos: 81% dos/as discentes ativos estão matriculados no semestre 2020.1, e, em alguns cursos, este percentual ultrapassa 90% dos/as discentes.

A atitude dos/as coordenadores/as – que não se furtam em compreender a nossa nobre missão institucional - expressa a máxima de Paulo Freire “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente”.

A Direção/Gestão do CFP continuará envidando esforços institucionais para melhor apoiar as coordenações de cursos e, certamente, continuará reconhecendo o empenho de cada um/a na consolidação do nosso Centro e do projeto de inclusão social do qual somos tributários/as.

Direção/Gestão do CFP

CFP pequena 2