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Notícias Paulo Freire: Pernambucano se torna um dos mais respeitáveis pensadores do século 20

Paulo Freire: Pernambucano se torna um dos mais respeitáveis pensadores do século 20

Publicado: Terça, 20 Abril 2010 09:44 , Última Atualização: Quinta, 26 Março 2015 13:45 | Acessos: 2596

Nascido na década de 20 em Recife, Paulo Freire presenciou a pobreza e a fome durante a infância e foi perseguido pela ditadura militar quando adulto. Falecido em 1997, o pernambucano é um dos mais brilhantes teóricos da educação.
 
Conhecida como pedagogia do oprimido, as ideias do educador --que misturam o existencialismo cristão com o materialismo histórico marxista-- inspiraram pedagogos, sociólogos, teólogos e intelectuais vinculados a esquerda.

Seu reconhecimento internacional se reflete em livros como "50 Grandes Educadores Modernos: de Piaget a Paulo Freire", escrito por Joy A. Palmer, professora de educação e vice-reitora adjunta da Universidade de Durham, Inglaterra. Palmer também é autora de "50 Grandes Educadores".

Parte da coleção "50 Grandes", o volume analisa como a estrutura socioeconômica interfere na educação e qual é o papel do professor em tempos atuais. De Martin Heidegger a Michel Foucault, apresenta o caráter inovador do pensamento dos mais importantes educadores modernos. Abaixo, leia o trecho do livro.

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PREFÁCIO

Os dois volumes - Os 50 grandes educadores: de Confúcio a Dewey e 50 grandes educadores modernos: de Piaget a Paulo Freire - pretendem, juntos, fornecer uma fonte valiosa e fascinante a leitores interessados em "vidas influentes" relacionadas com o pensamento crítico, ação e pesquisas mais recentes, que influenciaram as políticas e práticas no campo da educação. Sendo complementares, os dois volumes levam em conta as influências sobre pensamento e prática educacionais desde os primórdios até o presente.

No primeiro volume examinamos a vida e a influência de cinqüenta personalidades desde os tempos de Confúcio até a época de Dewey. Este livro dá-lhe continuidade, examinando a contribuição de outras cinqüenta personalidades desde Piaget até Paulo Freire.

Cada volume e todo ensaio nele contido seguem o mesmo padrão: abre com uma citação, em seguida fornece ao leitor uma visão geral do trabalho do autor e informações biográficas básicas. Depois, há uma reflexão crítica que pretende esclarecer a influência, importância e talvez o caráter inovador do pensamento do autor e, sempre que possível, também de sua pesquisa e atividades. Em outras palavras, apresenta-se uma discussão da natureza, do impacto intelectual ou prático que a vida, o pensamento e os trabalhos de cada personagem imprimiram ou estão imprimindo na nossa compreensão ou prática da educação.

No final de cada ensaio, fornecemos sugestões de novas leituras aos interessados. Primeiro, há notas ao final do texto de cada personalidade; em seguida há referências cruzadas com outros autores dos dois livros, cujo pensamento ou influência se relaciona de maneira clara com o tema do ensaio; finalmente, é fornecida uma lista dos textos mais importantes (quando possível); à parte, há uma lista de referências bibliográficas para quem quiser se aprofundar no assunto.

Fonte: www.folha.com.br

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