Fechar
Notícias UFRB realiza serviços de reparo e manutenção nos campi Amargosa e Cachoeira/São Félix
Infraestrutura

UFRB realiza serviços de reparo e manutenção nos campi Amargosa e Cachoeira/São Félix

Publicado: Quarta, 01 Novembro 2023 23:11 , Última Atualização: Sexta, 26 Janeiro 2024 12:14 | Acessos: 252
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começou, nesta quarta-feira (1º), uma série de serviços de reparo e manutenção no Quarteirão Leite Alves, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira, e no Complexo Esportivo do Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa. O investimento total nos serviços é de cerca de R$ 530 mil. 

No Quarteirão Leite Alves, as ações serão realizadas em duas etapas. Na primeira delas, serão feitas reformas no espaço interno da edificação, com serviços como restauração das esquadrias do estilo colonial, recuperação da estrutura metálica para combater a ação de oxidação natural do tempo, substituição das portas internas, pintura interna, além de intervenções nos sanitários, salas de aulas e laboratórios. Na segunda etapa, a parte externa do prédio receberá uma nova pintura. A previsão é que a reforma seja concluída no prazo de 60 dias. 

Já no CFP, o serviço será concentrado no Complexo Esportivo. A piscina semiolímpica do espaço receberá instalação de trocador de calor, correções da parte hidráulica e do sistema de filtragem de água. Também está prevista a recuperação dos pisos da quadra esportiva. Esses trabalhos devem ser concluídos em até 90 dias. 

De acordo com José Joaquim da Silva Ramos, pró-reitor de Planejamento (Proplan), os desafios para manutenção dos espaços da Universidade são enormes, especialmente em razão do tamanho: são 202 mil metros quadrados de área construída. “Com muito esforço e dedicação, temos buscado alternativas para cuidar e manter esses espaços numa condição de funcionamento e com segurança para os usuários. No caso específico do espaço de Cachoeira, ainda temos o cuidado com a preservação de um patrimônio histórico”, explicou Joaquim Ramos, referindo-se ao Quarteirão Leite Alves, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  

O pró-reitor destaca, ainda, que outros serviços de reparo e manutenção estão previstos. “As ações não vão parar por aí, outras serão realizadas, estão em fase de estudo e preparação para acontecerem em outros Centros de Ensino”, acrescentou.