Fechar
Notícias Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola – Escola Quilombo UFRB 2023
Inscrições até 30/11/2023

Publicado: Quinta, 16 Novembro 2023 17:42 , Última Atualização: Sexta, 01 Dezembro 2023 14:10 | Acessos: 1379

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola – Escola Quilombo UFRB 2023. O presente curso busca capacitar professores/as, coordenadores/as e gestores/as de Escolas Quilombolas, articulando conhecimentos requeridos na Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008 e nas Diretrizes Curriculares, Nacional e Estadual, para Educação Escolar Quilombola. Alinha-se a garantia de uma educação antirracista, diferenciada e contextualizada com os modos de ser, fazer e lutar dos quilombolas. São 100 vagas para o curso, sendo 50 vagas para o polo de Cachoeira (Recôncavo Baiano) e  50 vagas para o polo de Feira de Santana (Portal do Sertão).

É uma realização da Universidade Federal da Recôncavo da Bahia - UFRB, em parceria com Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC, por indicação do Coletivo Nacional de Educação da CONAQ, e conta com apoio dos movimentos quilombolas. O é coordenado pelo Prof. Tiago Rodrigues Santos (CFP), Yérsia Souza de Assis (CFP) e Kássia Aguiar Norberto Rios (CETENS).

O curso de aperfeiçoamento terá duração total de 180 horas, divididas em seis módulos de 30 horas cada. Será realizado entre os meses de fevereiro a julho de 2024, com encontros presenciais uma vez por mês, às sextas-feiras e aos sábados, nos polos de Cachoeira e Feira de Santana. O Curso estará baseado no princípio da Pedagogia da Alternância.

A quem se destina

Profissionais da educação (professores/as, gestores/as e coordenadores/as pedagógicos/as) da rede pública de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) que atuam em escolas quilombolas localizadas nos Territórios de Identidade do Recôncavo Baiano e Portal do Sertão.

Terão prioridade na seleção

I – Professores/as, gestores/as e coordenadores/as quilombolas;

II – Professores/as, gestores/as e coordenadores/as com vínculo efetivo em escolas quilombolas do Território Velho Chico e Chapada Diamantina.

Das Vagas .

Inscrições Data: 27 a 30/11/2023.  As inscrições são gratuitas e serão realizadas por meio do Formulário de Inscrição (https://forms.gle/F6Z8FPhuEVAwwkuGA) e anexados os seguintes documentos:

a) Documento oficial de identificação com foto;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no documento oficial com foto;

c) Diploma de Graduação (frente e verso) ou certidão de conclusão de curso;

d) Comprovante de vínculo empregatício com a escola quilombola;

e) Caso seja quilombola, declaração de associação comunitária que é pertencente de comunidade quilombola do Território Recôncavo Baiano ou Portal do Sertão.

f) Formulário de autodeclaração, para o caso das pessoas optantes pelas vagas reservadas, juntamente com os documentos comprobatórios, quando necessário;

Requisitos exigidos para participar do curso

a) Possuir graduação.

b) Ser professor(a), gestor(a) e coordenador(a) pedagógico(a) da rede pública de Educação Básica com vínculo empregatício (efetivo ou temporário) em escolas quilombolas localizadas nos Territórios de Identidade do Recôncavo Baiano ou Portal do Sertão.

Site do Curso: https://www1.ufrb.edu.br/ppgeducampo/EEQ