Fechar
Notícias UFRB é selecionada para o Programa Escola Quilombo, do Ministério da Educação
ENSINO

UFRB é selecionada para o Programa Escola Quilombo, do Ministério da Educação

Publicado: Terça, 02 Janeiro 2024 18:46 , Última Atualização: Terça, 02 Janeiro 2024 18:47 | Acessos: 285
imagem sem descrição.

Por indicação da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é uma das instituições selecionadas para o projeto-piloto do Programa Escola Quilombo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).

O Programa Escola Quilombo foi criado para promover formação continuada de professores, gestores, coordenadores e lideranças de escolas e comunidades quilombolas do país, além de contribuir no processo de reformulação curricular e nas práticas pedagógicas das escolas quilombolas. Neste primeiro momento de implantação, o projeto-piloto será realizado em sete universidades do país, tendo como ação inicial a oferta de curso de aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola. 

Na UFRB, o curso será realizado nos polos de Cachoeira (Recôncavo Baiano) e de Feira de Santana (Portal do Sertão), para um público de 100 professores, distribuídos entre as duas cidades. A carga horária total será de 180 horas, divididas em seis módulos de 30 horas cada um. A previsão é que as aulas aconteçam entre fevereiro e julho de 2024, com encontros presenciais mensais, às sextas-feiras e aos sábados. Todo o aperfeiçoamento será baseado no princípio da Pedagogia da Alternância. 

Como forma de facilitar o acesso às aulas, o curso será realizado em comunidades quilombolas — em Cachoeira, será em Santiago do Iguape; já em Feira de Santana, o local ainda será definido. As disciplinas serão ministradas por professores da UFRB e professores que atuam em comunidades quilombolas. Com o objetivo de incorporar os conhecimentos dos mestres dos saberes na execução do programa, membros de associações quilombolas também estarão envolvidos no desenvolvimento da ação. 

De acordo com Tiago Rodrigues, coordenador geral do programa na Universidade e professor do Centro de Formação de Professores (CFP), Campus de Amargosa, a escolha para a oferta do programa na UFRB é consequência da história da Instituição, que “nasce em virtude das demandas das comunidades quilombolas. Nossa Universidade é um quilombo”. Ele também ressalta as conexões entre a educação quilombola e o curso de Licenciatura em Educação no Campo — oferecido no CFP e no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Campus de Feira de Santana —, único no país a ofertar a disciplina voltada para o ensino nas comunidades quilombolas e que “tem desenvolvido atividades na perspectiva da educação quilombola e um conjunto de cursos de  formação na educação escolar quilombola”. 

O professor Tiago Rodrigues também destaca a importância da ação e do papel do MEC em promovê-la.  “O curso surge como uma demanda do movimento quilombola. Ele é significativo porque acontece, a partir do MEC, nos dez anos da Diretriz Estadual da Educação Quilombola, o que reforça não só a luta da comunidade como o reconhecimento do MEC da demanda”, afirmou.

Lançamento do Programa 

O início do Programa Escola Quilombo aconteceu, na UFRB, dentro da programação do IV Seminário Educação e Escolas Quilombolas, realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro, no Centro de Formação de Professores (CFP), do Campus de Amargosa, e no Plenário da Câmara de Vereadores de Amargosa. 

Com o tema “Nossos passos vêm de longe e vão além: 10 anos da Diretriz da Educação Escolar Quilombola na Bahia”, o evento buscou apresentar e refletir as ações de implementação das Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola nos sistemas estadual e municipais da Bahia.

Para saber mais sobre, acesse a página do Escola Quilombo UFRB 2023.