O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu nessa quinta-feira, 21, as inscrições para a 21ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O prêmio é atribuído a quatro categorias. As duas primeiras, referentes às categorias de Bolsista de Iniciação Científica e de Bolsista de Iniciação Tecnológica contemplarão, cada uma, até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A terceira categoria do Prêmio se refere à de Bolsista de Iniciação Científica Júnior, destinada a bolsistas PIBIC-EM (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) que fizeram estudos sob a orientação de pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisa.Todos os bolsistas, de qualquer modalidade, devem ter apresentado relatórios finais relevantes e de qualidade, relativos a projetos desenvolvidos no período de 1º de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023. A quarta categoria do Prêmio se refere à do Mérito Institucional, que contemplará instituição participante dos programas institucionais de bolsas de iniciação científica e tecnológica, que tenha bolsistas inscritos nesta edição do Prêmio.
Para indicar os bolsistas das categorias Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica Júnior aptos a concorrer à premiação os representantes Institucionais de Iniciação Científica das instituições de ensino e pesquisa devem transmitir ao CNPq, por e-mail, os documentos necessários à inscrição e relacionados em Edital, até as 18h (horário de Brasília) do dia 9 de fevereiro de 2024. A documentação deve ser encaminhada em formato PDF, sendo um arquivo para cada bolsista. Apenas serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e o CNPq não aceitará indicação enviada pelo próprio bolsista, pelo orientador ou pelo co-orientador.
Os bolsistas a serem contemplados serão escolhidos por três Comissões Julgadoras, uma para cada grande área do conhecimento, segundo os critérios de originalidade e inovação; mérito, relevância e qualidade do relatório final; atuação e contribuição do bolsista no desenvolvimento da pesquisa e perfil e histórico escolar. Farão parte das Comissões Julgadoras representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da comunidade científica e tecnológica, convidados pelo CNPq. A apuração da instituição ganhadora do Prêmio na categoria Mérito Institucional se baseará na instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos de modo legal pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O resultado será divulgado até o final de abril de 2024, no site do Prêmio.
A premiação
Concedido de forma anual, o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica conta com a colaboração da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Para mais informações, acesse a página do Prêmio.
Com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.