Fechar
Notícias Programa Escola da Terra finaliza as atividades do 9º Curso Pedagogia do Movimento na UFRB
Curso

Programa Escola da Terra finaliza as atividades do 9º Curso Pedagogia do Movimento na UFRB

Publicado: Segunda, 22 Janeiro 2024 17:10 , Última Atualização: Terça, 23 Janeiro 2024 15:29 | Acessos: 234
Descrição da imagem: Desenho exibindo quatro pessoas de etnias diferentes de mãos dadas. A primeira, segurando um livro verde e a última, um lápis. Ao fundo, uma casa simples com vegetação em ambos os lados e no horizonte, um sol nascente em forma de girassol. Na parte inferior, em fundo amarelo ouro e letras pretas, a legenda: Programa Escola da Terra finaliza as atividades do 9º Curso Pedagogia do Movimento na UFRB.
Descrição da imagem: Desenho exibindo quatro pessoas de etnias diferentes de mãos dadas. A primeira, segurando um livro verde e a última, um lápis. Ao fundo, uma casa simples com vegetação em ambos os lados e no horizonte, um sol nascente em forma de girassol. Na parte inferior, em fundo amarelo ouro e letras pretas, a legenda: Programa Escola da Terra finaliza as atividades do 9º Curso Pedagogia do Movimento na UFRB.

No dia 21 de janeiro de 2024 (domingo), ocorreu a finalização das atividades presenciais do 9º Curso Pedagogia do Movimento, o qual integra as ações do Projeto de Extensão Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Programa Escola da Terra na UFRB.

O 9º Curso Pedagogia do Movimento foi realizado na parceria entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egidio Bruneto (EPAAEB).

Foram quinze dias de formação que contaram com a participação de 120 educadores(as) que atuam nas escolas do campo e em práticas educativas nas áreas de reforma agrária.

Estando vinculado ao Programa Escola da Terra, o 9º Curso de Pedagogia do Movimento contou com apoio da Diretoria de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena (DIPECEI), vinculada à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

Dentre os temas abordados na formação tem-se: Análise da conjuntura política e agrária e desafios do momento atual; Análise da conjuntura educacional; História do MST; A financeirização e a lógica do capital financeiro na agricultura; Impactos do Agronegócio no Nordeste e desafios atuais; Reforma Agrária Popular; Agroecologia, Cooperação e Educação; Literatura e Escrevivências Sem Terra; Pedagogia Socialista; Psicologia Histórico-Cultural; Educação Popular e Pedagogia do Oprimido; Pedagogia do Movimento; MST e Educação: Educação de Jovens e Adultos; Infância no MST; Escola de Educação Básica no MST; Diversidade Sexual e de Gênero e desafios atuais; e o Racismo estrutural e a urgência de uma educação antirracista.

No dia 07 de janeiro ocorreu a Abertura do 9º Curso de Pedagogia do Movimento, momento que contou com a presença da Gestora do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), Profa. Dra. Clarice Aparecida dos Santos. Já no dia 19 de janeiro foi realizada a mesa que tratou do Programa Escola da Terra e da afirmação da política pública de Educação do Campo, com as presenças da Diretora da DIPECEI/SECADI/MEC Profa. Dra. Maria do Socorro Silva; da Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) da UFRB Profa. Dra. Ana Cristina do Nascimento Givigi – Profa. Kiki; do Coordenador do Setor de Educação do MST Prof. Dr. Valter de Jesus Leite; e do Coordenador do Programa Escola da Terra na UFRB Prof. Dr. Alex Verdério.

Para Clarice dos Santos do PRONERA, com o Curso de Pedagogia do Movimento vê-se “a renovação e ampliação de lideranças por meio da formação política e pedagógica”. Já Maria do Socorro Silva da DIPECEI/SECADI/MEC, registra sua “satisfação com os momentos que presenciou na formação”. Ana Cristina Givigi – Profa. Kiki do PPGEDUCAMPO-UFRB, por sua vez, afirma: “Foram dias de trabalho coletivo e aprofundamento de temas contemporâneos por meio de debates qualificados com pessoas de todo país que estão no chão da escola. As reflexões de questões vivenciadas na escola do campo como a diversidade sexual e racial, a financeirização da agricultura, a educação de jovens e adultos e educação básica e as tantas outras questões pedagógicas ensinam a universidade que a parceria com o Movimento Sem Terra só tem a nos beneficiar enquanto instituição e fortalecer o projeto da UFRB”.

Dentre o conjunto de atividades formativas vivenciadas, destacam-se ainda, o lançamento dos livros Luanas Negras e Memórias de um menino Sem Terra. Ambas as obras, conectadas ao fazer concreto das práticas educativas no contexto da reforma agrária, anunciam e projetam os desafios e as potencialidades da Educação do Campo nos territórios.

Luanas Negras, uma produção coletiva, conectada ao fazer concreto da Escola Técnica de Agroecologia Luana Carvalho (ETALC), é fruto de um trabalho colaborativo que envolveu todo o coletivo da Escola, em especial os(as) estudantes das turmas do Curso Técnico em Agroecologia. Sistematizada entre os anos de 2019 e 2022, a obra apresenta elementos e reflexões da luta contra o racismo, contra os preconceitos e na afirmação de uma educação das relações étnico-raciais em sua perspectiva antirracista e libertadora na Educação do Campo.

Em Memórias de um menino Sem Terra, o autor – Munir Lauer – aborda as vivências na infância, na adolescência e na juventude no contexto da luta pela terra. Em suas páginas a obra evidência a trajetória das crianças Sem Terrinha e traz para o centro do fazer educativo a identidade e o sujeito infanto-juvenil, o qual integra e protagoniza muito da história de luta e conquistas produzidas nos quarenta anos do MST.

Como desdobramentos do Curso Pedagogia do Movimento tem-se as Orientações para o Tempo Comunidade que compreendem o reencontro dos(as) cursistas com seus espaços de inserção e atuação. Para tanto, na continuidade das ações destacam-se a efetividade do I Festival Literário do MST: Escrevivências Sem Terra; o trabalho intencional e sistemático com a obra Luana Negras nas escolas do campo e nos demais espaços de inserção; e as ações vinculadas ao Plano Nacional Plantar Árvores e Produzir Alimentos Saudáveis.

Tais ações, conectadas ao processo formativo vivenciado no 9º Curso de Pedagogia do Movimento, têm nas escolas do campo e nas áreas de reforma agrárias espaços profícuos na potencialização e qualificação das práticas educativas já realizadas em tais contextos.

Confira as imagens:

Acessibilidade

Este artigo possui narração, clique no play abaixo para ouvir.