Os investimentos feitos pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas universidades federais e, em especial, no corpo docente dessas entidades, foram apontados hoje pela presidenta Dilma Rousseff como fundamentais para o enfrentamento ao crack. A avaliação foi feita na abertura do seminário sobre a implantação dos centros regionais de Referência em Crack e Outras Drogas.
“A valorização dada pelo governo Lula às universidades federais contribui para essa devolução que os senhores podem fazer à sociedade brasileira. A participação [das universidades federais] é estratégica para o pioneirismo desses centros de referência”, disse ela, que ressaltou a importância dessas instituições para a capacitação de pessoal e para a definição de políticas de reinserção.
O reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, está em Brasília nesta quinta-feira (17) juntamente com o professor João Mendes de Lima Júnior (CCS) representando a Universidade durante a cerimônia de implantação dos Centros Regionais de Referência para formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares no âmbito do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O evento de repercussão nacional conta com a presença dos ministros da Justiça, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Os Centros Regionais de Referência serão implementados em 49 universidades federais. Cada centro custará R$ 300 mil do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e poderá capacitar cerca de 300 profissionais. A expectativa é formar 14,7 mil profissionais ao final de 12 meses em 844 municípios e 19 estados.