A CAPES concederá bolsas de iniciação à extensão (IEXT) para estudantes de graduação. O objetivo é induzir uma formação qualificada e voltada para atividades do tripé acadêmico - ensino, pesquisa e extensão - já com olhar para a continuidade na pós-graduação stricto sensu, em cursos de mestrado e doutorado, e a maior interação com a sociedade. A iniciativa consta da Portaria nº 76/2024, publicada no Diário Oficial da União e no site da Fundação nesta terça-feira, 12 de março.
Os benefícios farão parte dos Programas estratégicos da CAPES. Os editais desse tipo são voltados para temas tidos como prioritários para o País em ações específicas que requerem trabalhos acadêmicos e científicos. Alguns exemplos são o Programa de Combate a Epidemias, que estimulou pesquisas de enfrentamento à COVID-19, e os Programas de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG).
Para participar, será preciso estar matriculado em curso de graduação, ser aprovado em processo seletivo a ser conduzido pela instituição de ensino superior e possuir bom desempenho acadêmico. O valor da bolsa será equivalente aos dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que no ano passado teve reajuste de 75% e foram de R$400 para R$700.
Com informações do CGCOM/CAPES.