Notícias Grupo de pesquisa do CFP registra depósito de patente
Patente

Grupo de pesquisa do CFP registra depósito de patente

Publicado: Quinta, 18 Julho 2024 11:29 , Última Atualização: Quinta, 18 Julho 2024 12:11 | Acessos: 158
imagem sem descrição.

O Grupo de Materiais Fotônicos (GMF), realizou o depósito de sua mais nova patente, intitulada: "Obtenção dos complexos de coordenação de Európio (Eu³) e Térbio (Tb³) combinados com ligantes β-dicetonatos, sulfóxidos, fármacos e naftoquinonas com finalidade ansiolítica".

O trabalho foi desenvolvido em colaboração com os professores: Dr. Hélcio Silva dos Santos (Universidade Estadual do Vale do Acaraú-UVA), Dr. Aluísio Marques da Fonseca (UNILAB- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), Dra. Maria Kueirislene Amâncio Ferreira , Dra. Jane Eire Silva Alencar de Menezes e Dr. Emmanuel Silva Marinho, (UECE- Universidade Estadual do Ceará) e o mestrando Andrei Marcelino Sá Pires Silva (PPGQUIM/UESC- Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Estadual de Santa Cruz), orientado pelo prof. Dr. Jorge Fernando Silva de Menezes (UFRB- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

A justificativa para o desenvolvimento do trabalho, baseia-se em desenvolver métodos eficazes para o combate a ansiedade. No século atual, a ansiedade emergiu como uma preocupação significativa de saúde mental, afetando pessoas de todas as idades e origens. Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, as pressões sociais, econômicas e tecnológicas contribuem para um aumento nos níveis de ansiedade. Indivíduos enfrentam constantes expectativas de desempenho, mudanças rápidas e incertezas que podem sobrecarregar os recursos psicológicos e emocionais. O Grupo de Materiais Fotônicos, atento a nova ordem, produziu e caracterizou nove (09) compostos de coordenação que, possuem atividade ansiolítica acentuada, o que os elege como potenciais materiais do tipo smart materials para o combate do "mal do século".

Grupo de Materiais Fotônicos

Criado em 2010, o grupo é registrado pelo CNPq e certificado pela IES. Os trabalhos realizados no grupo envolvem a colaboração de pesquisadores do Brasil e exterior. Todos às pesquisas são feitas com alunos da UFRB/CFP que realizam suas iniciações científicas principalmente nas modalidades PIBIT e PIBIC, com bolsas de órgãos de fomento tais como, CNPq, FAPESB e UFRB.

Com informações de Jorge Fernando Silva de Menezes.

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP