Nos dias 26 e 27 de julho de 2024, ocorreram as atividades do IV Módulo Formativo com cerca de 90 professores(as) de escolas do campo dos municípios de Laje e Mutuípe que integram o Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, na Bahia. As atividades de formação se vinculam ao Programa Escola da Terra na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizado na parceria com as Secretarias Municipais de Educação, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC). Na UFRB, o Programa Escola da Terra constitui-se a partir do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB que tem incidido na formação continuada de professores(as) que atuam nas escolas do/no campo de Ensino Fundamental, anos iniciais, no estado da Bahia. O IV Módulo Formativo com professores(as) de Laje e Mutuípe - BA foi realizado no Centro de Formação de Professores (CFP) e esteve voltado para aprofundamentos acerca dos processos de alfabetização nas escolas do campo. As atividades foram articulas pelo Prof. Dr. Alex Verdério - UFRB, pela Profa. Dra. Selidalva Gonçalves - UFRB e pelo Prof. Dr. Raul Lomanto Neto que constituem a equipe de coordenação do Programa Escola da Terra na UFRB e também são formadores no Programa.
Juntamente aos estudos, aprofundamentos e debates promovidos na formação foi realizado o lançamento das obras: “Cancioneiro da Educação do Campo”, "Desaguar: Poesias, lamentos e rebeldia" e cartilha “Luana Negras: Questão Racial e Educação do Campo”. Destaca-se que as três obras em questão foram produzidas em conexão direta com a luta e a afirmação da Educação do Campo.
A obra “Cancioneiro da Educação do Campo”, em sua segunda edição (2024), foi organizada por estudantes e professores(as) do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da UFRB e é composta por uma coletânea de canções e poesias que evidenciam a luta dos povos do campo e a firmação do direito à educação. Sua apresentação no Programa Escola da Terra foi realizada pelos estudantes Erick de Jesus de Sousa, Adelvan Conceição da Assunção, Franciele Bispo, Itamiles Santos Nascimento e João Victor Serra Maia.
O livro "Desaguar: poesias, lamentos e rebeldia" (2022), contou com a apresentação da autora, a estudante Itamiles Santos Nascimento, do curso de Licenciatura em 2 Educação do Campo - Ciências Agrárias da UFRB. A obra é composta por poesias que expressam a crítica da autora quanto as questões que atravessam a vida do povo preto em diáspora, negação do acesso a terra, o debate de gênero, formação humana e seus impactos para a formação do povo preto do campo. A autora compartilhou o processo de formação acadêmica, de militante e de afirmação enquanto mulher preta e poetisa do campo, colocando a urgente necessidade que a literatura preta alcance o trabalho pedagógico das escolas do campo.
Já a cartilha “Luana Negras: Questão Racial e Educação do Campo” é uma elaboração conectada ao fazer concreto da Escola Técnica de Agroecologia Luana Carvalho (ETALC), localizada no Assentamento Josiney Hipólito, no município de Ituberá, Território do Baixo Sul da Bahia. Trata-se de uma elaboração que envolveu todo o coletivo da Escola, em especial os(as) estudantes das turmas do Curso Técnico em Agroecologia, ofertado entre os anos de 2019 e 2022 e que foi publicada pelo Programa Escola da Terra na UFRB em 2023. A obra foi apresentada por Tatá Kabirosi (Eduardo Gomes), educador vinculado à ETALC, egresso do curso de Matemática e estudante do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, ambos da UFRB.
Com informações de Alex Verdério.
Confira as imagens: