O subprojeto do PRP da área de Letras/Língua Portuguesa (Edição 2022/2024) foi a 2.ª edição do programa no curso e ocorreu de novembro de 2022 até abril de 2024.
O subprojeto da área de Letras/Língua Portuguesa foi constituído por três núcleos e cada núcleo era formado por quinze acadêmicos residentes-bolsistas, três preceptores (professores da Educação Básica) e um docente orientador.
O Núcleo 1 foi orientado pela professora Jakeline Semechechem e as atividades foram desenvolvidas na escola-campo Escola Municipal Almeida Reunidas Sampaio, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, em Amargosa/BA.
O Núcleo 2 foi orientado pelo professor Adielson Ramos de Cristo e, posteriormente, pela professora Jaqueline Barreto Lé, e as atividades foram desenvolvidas na escola-campo Escola Municipal Almeida Reunidas Sampaio (anos finais do Ensino Fundamental), no Centro Territorial De Educação Profissional Do Vale Do Jequiriçá (CETEP) (Ensino Médio), e, ainda, na Escola Municipal Monsenhor Antônio José de Almeida (anos finais do Ensino Fundamental).
O Núcleo 3 sob orientação inicial do professor Tarcísio Cordeiro e posteriormente, da professora Ayane Almeida com atividades desenvolvidas nas escolas-campo: Escola Monsenhor Antônio José de Almeida, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, e no Colégio Estadual Santa Bernadete, no Ensino Médio e na EJA, em Amargosa/BA.
Dentre as atividades realizadas no subprojeto, destacamos a regência e intervenção em aulas regulares de línguas portuguesa e/ou em oficinas e projetos extracurriculares das escolas-campo.
Condução orientada e supervisionada de atividades de regência em aulas de língua portuguesa e suas literaturas. Para a intervenção nas aulas do componente de LP, a partir das observações e reflexões feitas e do acompanhamento das aulas, os(as) licenciandos(as) planejaram, desenvolveram e avaliaram propostas didático-pedagógicas, experienciando a prática docente em LP em todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem: planejamento, execução e avaliação.
- Planejamento e regência coparticipativa em aulas de LP, em conjunto com os preceptores.
- Planejamento e desenvolvimento de sequência didática pelos residentes, sob orientação da professora orientadora e supervisão dos preceptores.
- Planejamento e execução de uma campanha educativa na escola pró-diversidade, contra o bullying e o racismo (intervenção fora da sala de aula, em outros espaços da escola, envolvendo toda a comunidade escolar).
- Planejamento e desenvolvimento de círculos de leitura nas aulas de LP, em conjunto com os preceptores.
- Planejamento e desenvolvimento de uma campanha de educação midiática nas escolas, com foco no combate à desinformação, em aulas de LP.
- Planejamento e execução de uma campanha anti-racista na escola, destacando a literatura infantil afrocentrada com intervenção fora da sala de aula, nos pátios, envolvendo toda a comunidade escolar.
- Planejamento e desenvolvimento de Rodas de leitura nas aulas de LP, em conjunto com os preceptores.
Apresentação dos relatos de experiências
Seminário de encerramento das atividades do núcleo 1, intitulado "PRÁTICAS E REFLEXÕES NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: LETRAMENTOS, INTERAÇÕES E IDENTIDADES NA ESCOLA”, com apresentação dos relatos produzidos pelos residentes e avaliação final das atividades do núcleo, realizado nos dias 18 e 25 de abril e 02 de maio de 2024.
Registros do Núcleo 1 do PRP
Os integrantes do núcleo 1 (residentes, preceptores e docente orientadora) durante a realização de atividades na escola-campo Escola Municipal Almeida Sampaio e em encontros formativos no Centro de Formação de Professores (CFP) seguem no vídeo abaixo:
Campanha pró-diversidade contra o bullying e o racismo
Culminância de uma campanha de conscientização, intitulada: Pró-diversidade: contra o bullying e o racismo, que aconteceu em 06 de dezembro de 2023, no pátio da escola-campo Escola Municipal Almeida Sampaio.
Para o desenvolvimento da campanha, o núcleo 1 desenvolveu um projeto de letramento pautado nos princípios da Pedagogia Decolonial, visando trabalhar com a conscientização das temáticas por meio de sequências didáticas dos gêneros charge, propaganda e cartaz. Além das temáticas e dos gêneros textuais, as sequências didáticas envolveram atividades que contemplassem as práticas de linguagem previstas na BNCC (Leitura/escuta, escrita, oralidade e análise linguística/semiótica) e a cultura digital.
Sequências didáticas
As sequências didáticas foram construídas de uma forma que não se distanciassem muito do modelo de planos de aula da escola, pois os preceptores necessitavam enviar seus planos de aula semanalmente de acordo com a configuração adotada na escola.
Acesse aqui o material das sequências didáticas.
Culminância da campanha
Convite produzidos pelos alunos da escola para a culminância da campanha