Fechar
Notícias UFRB lança edital de auxílio financeiro para estudantes com deficiência

UFRB lança edital de auxílio financeiro para estudantes com deficiência

Publicado: Quinta, 05 Setembro 2024 20:47 , Última Atualização: Segunda, 16 Setembro 2024 02:20 | Acessos: 79
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publica o Edital 021/2024 PROGRAD/NUPI para a concessão do Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva. O benefício é destinado a estudantes com deficiência que não possuem condições de arcar com o custeio parcial ou integral de tecnologias assistivas, materiais acadêmicos específicos e materiais de instrução.

O Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva é um auxílio financeiro, pago em parcela única, para a aquisição de tecnologia assistiva e/ou materiais acadêmicos e de instrução, de uso individual, com valor máximo de até R$ 3.000,00, dependendo da especificidade do material solicitado. Os recursos destinados a este edital provêm do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010, e são voltados para ações de assistência estudantil destinadas a estudantes com deficiência e pessoas com transtorno do espectro autista, sujeitos à disponibilidade orçamentária e regulamentados pela Resolução CONAC/UFRB 103/2023.

Podem solicitar o Auxílio Kit PcD de Tecnologia Assistiva estudantes de graduação com deficiência (física, intelectual, auditiva, visual ou transtorno do espectro autista) em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados(as) no semestre 2024.2.

Tecnologia Assistiva

A tecnologia assistiva mencionada no Edital 021/2024 PROGRAD/NUPI refere-se exclusivamente a produtos, equipamentos e dispositivos de acessibilidade que visam promover a funcionalidade da pessoa com deficiência, facilitando sua atividade e participação, com o objetivo de aumentar a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Inscrição

Para se inscrever no Auxílio Kit PcD e obter orientações sobre os materiais e tecnologias assistivas que podem ser solicitados, o(a) candidato(a) ou o(a) responsável legal deve consultar a lista de sugestões de modalidades de tecnologia assistiva e materiais disponível no edital.

O período de inscrições para o Auxílio Kit PcD será das 8h do dia 9 de setembro de 2024 até as 17h do dia 13 de setembro de 2024.

Para efetuar a inscrição, o(a) estudante ou o(a) responsável legal deve preencher o Questionário Socioeconômico e enviar a documentação exigida no Edital 021/2024.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo WhatsApp (75) 99969-6146 (mensagens de texto ou vídeo em Libras).

Confira o Edital 021/2024 - Kit PCD.

Mais informações no site da PROGRAD.

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP