O Ministério da Educação (MEC) participa nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de setembro, em Brasília (DF), do Seminário Nacional de Planejamento e Avaliação da Política de Educação do Campo. O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec) e pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a parceria do MEC. O seminário, que ocorre na Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), busca fortalecer a articulação entre os sistemas federal, estaduais, municipais e distrital de educação para garantir a implementação efetiva de políticas públicas.
Representando o MEC, participam do seminário a diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Ambiental da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Maria do Socorro Silva, e o coordenador-geral de Políticas de Educação do Campo da Secadi, Evandro Medeiros. Também estarão presentes representantes de outros ministérios e universidades com ações voltadas aos sujeitos do campo; movimentos sociais; especialistas; e coordenações de cursos de licenciatura e de programas de pós-graduação em educação do campo, como o Programa Escola da Terra.
De acordo com Maria do Socorro Silva, o seminário contribui para o exercício da participação social. “A finalidade do seminário é que a gente possa orientar os próximos passos da nossa política de educação do campo, das águas e das florestas”, explicou. Ela também pontuou que o MEC tem cursos de formação inicial nas universidades e nos institutos federais, além de cursos de formação continuada para professores da educação básica, entre outras ações que permitem pensar instrumentos de acompanhamento de monitoramento das políticas de educação do campo.
O objetivo do evento é analisar, identificar e propor ações para apoiar e fortalecer as escolas do campo, das águas e das florestas, com foco na melhoria da infraestrutura, no transporte, no desenvolvimento de materiais pedagógicos específicos e na formação continuada de professores. O seminário busca, ainda, debater estratégias de execução de políticas públicas em áreas como educação de jovens e adultos (EJA); agroecologia; educação profissional e tecnológica (EPT); e formação em alternância no contexto da educação do campo.
Programação – Estão previstos debates sobre “Análise da conjuntura nacional e os desafios para a educação do campo, das águas e das florestas”; “Histórico e fundamentos da educação do campo, das águas e das florestas”; “Indicadores de qualidade da educação infantil para crianças do campo”; “Rede Multi: articulação acadêmica e educacional”, além da apresentação “Pesquisa da Unesco sobre o fechamento de escolas do/no campo”.
No segundo dia, serão realizados trabalhos em grupos para avaliação e construção de propostas aos cinco eixos principais: Apoio e Fortalecimento das Escolas do Campo, das Águas e das Florestas; Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial e Continuada de Professores; Agroecologia e Educação Profissional e Tecnológica; e Pedagogia da Alternância.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.
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