Fechar
Notícias Pesquisadora da UFRB lança livro sobre a construção de identidades negras no ensino superior
Publicação

Pesquisadora da UFRB lança livro sobre a construção de identidades negras no ensino superior

Publicado: Sexta, 27 Setembro 2024 21:19 , Última Atualização: Sábado, 28 Setembro 2024 17:57 | Acessos: 123

O Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) parabeniza a professora Rosângela Souza da Silva pelo lançamento de seu livro "Corpos Negros e Identidades na Universidade". O evento de lançamento ocorreu na noite de 25 de setembro, como parte das atividades do seminário "Corpos Negros: Dos Territórios de Identidades às Insurgências", promovido pelo Grupo de Pesquisa e Projeto de Extensão Kalunga.

O livro é fruto da tese de doutorado da docente, intitulada "Corpos Negros e Identidades no Tempo Presente: Experiências de Estudantes do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia" apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FACED/UFBA. A pesquisa busca compreender como os estudantes negros e negras do CFP/UFRB constroem e mobilizam suas identidades a partir de seus corpos.

Com uma abordagem qualitativa, o estudo de caso foi realizado por meio de documentos, entrevistas semiestruturadas, diário de campo e outras fontes, explorando aspectos históricos relacionados à criação da UFRB. O contexto da ampliação e interiorização do ensino público federal no Brasil e a implementação de políticas de ações afirmativas, como as cotas raciais, foram pontos centrais da investigação. O CFP/UFRB foi escolhido como foco da pesquisa devido à sua representatividade étnico-racial, com 66,32% de estudantes negros.

A obra explora como os corpos e as identidades negras se manifestam no cotidiano dos estudantes, nos seus espaços de pertença e trânsitos universitários. A pesquisa evidencia o papel social, cultural e político desses corpos no processo de construção e mobilização de identidades durante a formação educacional.

Entre as principais conclusões, destaca-se a importância de uma educação que valorize as experiências corporais negras, ressignificando as vivências dentro do ambiente universitário. O estudo também reforça o impacto positivo das políticas de ações afirmativas, como as cotas raciais, na democratização do acesso ao ensino superior, especialmente em regiões historicamente marginalizadas.

O lançamento do livro é um marco para a UFRB, registrando as transformações significativas proporcionadas por essas políticas na formação de identidades e pertencimento dos estudantes negros, contribuindo para a valorização de seus corpos e trajetórias acadêmicas.

Fotografias: Caio Ximenes. Confira as imagens:

 

Precisa de Ajuda?
Web Rádio CFP