Estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade do Oeste da Bahia, iniciam, hoje, 01 de novembro até dia 9 de novembro, as atividades formativas do VII Quilombando – Estágio de Vivência em Comunidades Quilombolas do Território Velho Chico (Ba).
Trata-se de um projeto de extensão realizado em parceria pela UFOB, UNEB, UFRB e CRQ (movimento quilombola regional), destinado aos discentes de diferentes cursos de graduação, sobretudo das licenciaturas. Promove vivências em diferentes quilombos localizados em municípios que integram o Território Velho Chico (oeste da Bahia), como Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Paratinga, Barra, Muquém do São Francisco, Malhada, dentre outros, além de outros Territórios de Identidade do Estado. Busca promover trocas de saberes e conhecimentos e, sobretudo, inserir os discentes na vida concreta das comunidades quilombolas, reforçando a compreensão de temas como territorialidade, memória, cultura e identidade étnico- racial. Este ano, o Quilombando se integra as ações da Escola Quilombo UFRB, projeto financiado pela SECADI/MEC, e tem o intuito de aprofundar a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
Os estudantes realizarão a vivência nas comunidades de Jatobá (Muquém do São Francisco),Barro (Paratinga), Tomba (Paratinga), Mangal Barro Vermelho (Sítio do Mato), Araçá Cariacá (Lapa), Lagoa das Piranhas (Lapa), Rio das Rãs (Lapa), Água Fria (Serra do Ramalho), Tomé Nunes (Malhada), Pau D'arco e Parateca (Malhada). Durante à vivência, estudante conhecerão os espaços produtivos, educativos e formativos das comunidades, bem como realizarão conversa com a juventude sobre o Ensino Superior e conhecerão as escolas quilombolas dos territórios. Ademais, dialogarão sobre a PNEERQ com as comunidades.
Coordenam a atividade: Joseilton de Oliveira Purificação, Mobilizador Social da CRQ, Napoliana Pereira Santana, Professora da UFOB, Tiago Rodrigues dos Santos Professor da UFRB, Adma Bernadino, Professora da UNEB, Campus XVII e Professor Nivaldo Dultra, Professor da UNEB, Campus VI.