“Acredito que seja o reconhecimento de um trabalho de formiguinha, como sempre diz meu orientador”. A frase é de Uine Lima, estudante do quarto semestre de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que, como co-autora, teve o artigo “Luminescent multifunctional biocellulose membranes” publicado na revista internacional SPIE - The International Society for Optics and Photonics.
O trabalho teve também como co-autores o professor Jorge Fernando Menezes, do Centro de Formação de Professores da UFRB e orientador de Uine Lima no grupo de pesquisa "Grupo de Materiais Fotônicos"; José Maurício Caiut, da Universidade de São Paulo (USP); Hernane Barud, M. V. Santos e Sidney Ribeiro, da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Younes Massadeq, da Univ. Estadual de São Paulo e Universidade de LAVAL-Quebec, Canadá. Contente com o reconhecimento, a estudante Uine Lima explica a temática do artigo: “Fala sobre síntese e produção de membranas multifuncionais a base de európio-dicetonatos, materiais estes que poderão ser usados como eficientes dispositivos moleculares conversores de luz com aplicações em áreas diversas como áreas médicas, áreas de segurança, entre outras”, esclarece ela.
Seu potencial transformador frente à sociedade é destacado pela estudante de Química como um dos principais motivos para a escolha da linha de pesquisa, além de ressaltar a integração com outras instituições e grupos de pesquisa como forma de criação de novas possibilidades. “Saliento também a importância profissional de estar em um grupo no qual o aprendizado perpassa tanto o âmbito curricular quanto o pessoal".
Confira o site do Grupo de Materias Fotônicos (GMF) do Centro de Formação de Professores.