O curso de Pedagogia do CFP/UFRB obteve o reconhecimento pelo MEC, fazendo jus ao conceito máximo da instituição: 5 (cinco). O processo de reconhecimento, de número 200902029, foi concluído a partir da visita in loco dos avaliadores designados pelo MEC ao CFP na semana passada.
Para a Coordenadora do curso de Pedagogia, Karina Cordeiro, "o reconhecimento com nota máxima é o resultado de um trabalho constante e sério, empreendido por docentes, discentes, servidores técnicos, pessoal de apoio e comunidade externa, comprovando a qualidade da UFRB como instituição pública de ensino, e em especial, do Centro de Formação de Professores, sediado em Amargosa".
O Relatório de Avaliação, elaborado após a visita ao CFP, destacou "o compromisso do corpo docente do CFP/UFRB na preparação de seu egresso com o mercado de trabalho, bem como o compromisso social na realização de atividade com a comunidade". Durante a visita, além da verficação de documentos, foram feitas reuniões com docentes e discentes, além de visitas a projetos relacionados ao CFP.
Nas considerações finais do Relatório, os avaliadores definiram o reconhecimento do curso, atraibuindo-lhe o conceito 5 (cinco), o mais alto concedido pelo Ministério de Educação a um curso de Graduação em Nível Superior:
"Em razão do exposto e considerando ainda os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES e neste instrumento de avaliação, o Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - CFP/UFRB apresenta um perfil Muito Bom de Qualidade. CONCEITO FINAL 5".