Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Ciências da Natureza e Matemática
Apresentação do Curso
O curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitações em Matemática e Ciências Naturais visa a formação de profissionais da educação em licenciatura em Educação do Campo no contexto do semiárido brasileiro delineado a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo (RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, 03/04/2002) e da Política Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7.352, 04/11/2010), na perspectiva de contribuir com a estratégia de desenvolvimento rural de base popular vinculados à realidade das escolas do campo capaz de possibilitar a construção de novas bases de organização do trabalho pedagógico interdisciplinar a partir das áreas do conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática. Considera-se aqui como escola do campo aquelas situadas na zona rural ou que atenda predominantemente a populações do campo.
Informações Básicas
Modalidade: Presencial - Pedagogia da Alternância
Vagas oferecidas: 80 vagas anuais
Turno de funcionamento: Integral - Modalidade Alternância
Distribuição de carga horária por Componentes Curriculares:
- Componentes Curriculares Obrigatórios: 2.346 h
- Práticas Pedagógicas: 408 h
- Componentes Curriculares Optativos: 34 h
- Estágio Curricular: 408 h
- Atividades Complementares: 200 h
- Carga Horária Total do Curso: 3.396 h
Tempo de integralização:
- Tempo mínimo: 08 semestres
- Tempo médio: 10 semestres
- Tempo máximo: 12 semestres
Objetivos
- Contribuir para a habilitação no exercício da docência no contexto da Educação do Campo e da convivência com o semiárido nas habilitações das Ciências da Natureza e da Matemática;
- Garantir a constituição de um espaço de formação profissional orientado pelas concepções e princípios da Educação do Campo e de reflexão sobre a diversidade presente na realidade rural, principalmente no contexto do semiárido brasileiro;
- Qualificar os profissionais da educação para rever suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão da Educação do Campo no contexto do semiárido brasileiro;
- Propiciar conhecimentos teórico-metodológicos que possibilitem elaboração de análises e diagnósticos da realidade socioeconômica, política, cultural, institucional e ambiental do campo do semiárido;
- Contribuir na preparação dos profissionais da educação para desenvolver práticas de escolarização capazes de formar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento rural no contexto territorial e naconvivência com o semiárido;
- Proporcionar ações de pesquisa e de extensão que integre o conhecimento das bases sócio-históricas da Educação do Campo voltado para a formação sociopolítica dos profissionais da educação em diálogos e parcerias com os movimentos sociais e sindicais do campo;
- Contribuir na formação dos profissionais da educação a partir da compreensão dos sistemas de produção familiar e processos de trabalho no campo, e em especial no contexto de convivência com o semiárido, tendo como foco o combate à pobreza e a inclusão sócio-produtiva da comunidade do campo;
- Proporcionar formação humanista de modo a contribuir com a promoção do desenvolvimento de sua capacidade de compreensão da realidade do campo agrário
do semiárido brasileiro, a partir das características da natureza e das possibilidades de ações no âmbito da cooperação e das tecnologias sociais.
Perfil do Egresso
O egresso do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitações em Ciências da Natureza e Matemática deverá apresentar habilidades sócio-políticas e didático-pedagógicas alicerçados nos seguintes princípios:
- Construção de estratégias teórico-metodológicas voltadas para a realidade da Educação do Campo e do semiárido brasileiro;
- Realização de planejamento educacional que permita organizar do trabalho pedagógico na educação básica de modo a contribuir para superação do quadro de evasão e repetência no campo;
- Compreensão dos processos avaliativos para que utilizem recursos e técnicas que considerem os aspectos qualitativos da aprendizagem;
- Construção de ações direcionadas aos estudantes do ensino básico que tenham como pressupostos os debates acerca das questões de gênero, etnias, preconceitos e diversidade;
- Construção de ações direcionadas aos estudantes que reconheça e respeite as manifestações e as necessidades físicas, cognitivas e educativas especiais;
- Apropriação de técnicas que possibilitem o uso de recursos áudios-visuais voltados para a Educação do Campo no contexto de convivência com o semiárido brasileiro;
- Capacidade acadêmica para elaborar projetos de ensino, pesquisa e de extensão que tenham como eixo a Educação do Campo e convivência com o semiárido brasileiro;
- Compreensão do seu papel histórico e político diante da produção de conhecimentos voltados para os aspectos sociais, políticos e ambientais da comunidade em que se insere;
- Compreensão da organização política territorial do semiárido brasileiro de modo a possibilitar a orientação, elaboração e execução de projetos que busquem solucionar problemas concretos;
- Capacidade dialógica para tomadas de decisões coletivas;
- Capacidade de inserir-se em debates acerca das questões educacionais do campo e da educação em geral;
- Inserção no debate sobre as questões ambientais, políticas, econômicas, sociais, culturais, étnicas, religiosas e de gêneros, sejam nacionais, regionais e locais;
- Capacidade de desenvolver estratégias apropriadas de forma a contribuir para ações voltadas no contexto de convivência com o semiárido e de tecnologias sociais.
Extras
Calendário Acadêmico
Documentos relativos ao curso
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas de Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática
Resolução N.º 38 - Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Resolução N.º 39 - Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Resolução N.º 40 - Regulamento de Estágio do curso de Licenciatura em Educação do Campo