Trata-se de formação continuada com previsão de atender 340 cursistas em nível de aperfeiçoamento, em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023, organizado no formato presencial em regime de alternância, para professores(as) do campo que atuam no Ensino Fundamental. A ação está vinculada ao Programa Escola da Terra, proposto pela Coordenação Geral de Educação do Campo (CGEC), da Diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena (DIPECEI), no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI). A ação será executada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Formação de Profesores(CFP) na parceria com a SEC-BA e as Secretarias Municipais de Educação dos municípios comtemplados, com apoio dos movimentos sociais e organizações presentes nos territórios de inserção, em especial, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Serão organizadas duas turmas do curso. A primeira turma contará com a participação de 120 cursistas, sejam eles(as), professores(as) das escolas do/no campo do Ensino Fundamental da Bahia. A segunda turma contará com a participação de 220 cusistas, sendo eles(as), professores(as)/educadores(as) das escolas no/do campo das áreas de reforma agrária, configurando a 9ª edição do Curso Nacional de Pedagogia do Movimento. As atividades estão atreladas a atuação do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA-UFRB). A ação conta com recursos de custeio advindos da SECADI, os quais contarão com apoio no gerenciamento adminstrativo e financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX), por meio de contratação específica para esse fim. As atividades serão realizadas entre outubro de 2023 e julho de 2024, sendo coordenadas a partir da atuação do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA-UFRB).
Inscrições até 31/05/24, através do SIGAA: https://sistemas.ufrb.edu.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91798081
TURMA 1 - Formação de professores(as) das escolas do/no campo do Ensino Fundamental da Bahia
Para a efetivação da formação de professores(as) de Educação Básica do estado da Bahia (curso 1) serão realizados dois Seminários do Programa Escola da Terra na UFRB que terão por foco a abertura e o enceramento do Curso de Aperfeiçoamento e quatro módulos formativos.
Cada um dos quatro módulos formativos está sustentado por um eixo, sejam eles: 1º Questão Agrária, Materialidade de Origem e Política de Educação do Campo; 2º Educação do Campo: comunidade, sujeitos e escola; e 3º Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo I; e 4º Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo II. Além dos eixos, serão considerados alguns conteúdos transversais (Questão Agrária e Agrícola, Agroecologia, relações étnico-raciais, direitos humanos, violência no campo, acesso e produção na terra), que perpassam os módulos formativos, sobretudo nos eixos voltados às Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo.
A efetivação dos módulos formativos será adequada de acordo com a conformação de cada um dos polos que integrarão o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023. Deste modo, serão realizados calendários em comum acordo com os parceiros tendo em conta a carga horária total proposta e o seu desdobramento nos períodos de TU e TC.
Já a realização dos Seminários de Abertura e Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023 estão previstos para que ocorram de maneira coletiva, colocando-se como momentos de integração entre a totalidade dos(as) participantes.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DESTINADO À PROFESSORES(AS) DO ESTADO DA BAHIA |
|||||
Ação |
Ementa |
Carga horária |
Alternância |
Foco |
Atividades |
I SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA NA UFRB |
Abertura do Programa Escola da Terra na UFRB. |
14h |
TU – 6h |
– Conferencia de Abertura do Programa Escola da Terra na UFRB – Apresentação do percurso formativo a ser desencadeado noCurso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Escola da Terra UFRB edição 2023 – Inventário da Realidade: Guia Metodológico na Educação do Campo |
– Seminário de Abertura do Curso de Aperfeiçoamento |
TC – 8h |
– Inventário da Realidade: perfil, identidade e expectativas dos(as) participantes do Curso de Aperfeiçoamento |
– Aplicação de questionário online – Estudo orientado |
|||
1º MÓDULO FORMATIVO Materialidade de Origem e Política de Educação do Campo |
A materialidade de origem da Educação do Campo, sua especificidade, história e princípios e seu delineamento no marco da política educacional. |
40h |
TU – 24h |
– Questão Agrária, Educação do Campo e Movimentos Sociais: concepções, princípios, história (8h) – Relação Educação do Campo e Agroecologia no fazer da escola do campo (8h) – Marcos normativos da Educação do Campo (4h) – Plano de Trabalho e orientações para o TC (4h) |
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas – Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC |
TC – 16h |
– Inventário da Realidade: marcos normativos e expressividade da Educação do Campo nos municípios (8h) – Estudos orientados (8h) |
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC – Estudos Orientados |
|||
2º MÓDULO FORMATIVO Educação do Campo: comunidade, sujeitos e escola |
Os sujeitos da Educação do Campo na sustentação do fazer pedagógico e da proposta educativa das escolas do campo. |
40h |
TU – 24h |
– Projeto Político-Pedagógico na Escola do/no Campo (8h) – Relação escola-comunidade / comunidade-escola (8h) – Diversidade de sujeitos da Educação do Campo: a tríade forma – conteúdos – destinatário (8h) |
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas – Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC |
TC – 16h |
– Inventário da Realidade: comunidade, sujeitos e escola (8h) – Estudos orientados (8h) |
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC – Estudos Orientados |
|||
3º MÓDULO FORMATIVO Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo I |
Sujeitos, letramento e alfabetização na escola no/do campo e o trabalho docente |
40h |
TU – 24h |
– A função da escola do/no campo (8h) – Periodização do desenvolvimento humano e trabalho docente: infância e adolescência na escola do/no campo (8h) – Processos de letramento e de alfabetização escolar no campo (8h) |
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas – Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC |
TC – 16h |
– Inventário da Realidade: letramento e alfabetização na Educação do Campo – práticas desenvolvidas pelas escolas do/no campo (8h) – Produção dos educandos das escolas do campo para confecção do primeiro volume do “Caderno Escrevivências Escola da Terra: Escola e Educação do Campo na Bahia” (8h) |
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC – Estudos Orientados |
|||
4º MÓDULO FORMATIVO Práticas Educativas da Escola da Infância e Adolescência do/no Campo II |
Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais na escola no/do campo e o trabalho docente |
40h |
TU – 24h |
– Matemática no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h) – Ciências Naturais no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h) – Ciências Sociais no Ensino Fundamental na escola do/no campo (8h) |
– Encontro presencial de três dias, com atividades de estudo, palestras, diálogos e produção de sínteses coletivas – Orientações e elaboração do Plano de Trabalho do TC |
TC – 16h |
– Inventário da Realidade: Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Sociais na Educação do Campo – práticas desenvolvidas pelas escolas do/no campo (12h) – Produção da primeira edição do Boletim Formativo Escola da Terra na UFRB (4h) |
– Desenvolvimento do Plano de Trabalho do TC – Estudos Orientados |
|||
II SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA NA UFRB |
Socialização das atividades realizadas, encerramento e avaliação do Programa Escola da Terra na UFRB. |
6h |
TU – 6h |
– Conferência de Encerramento: “Interfaces Educação do Campo e Agroecologia: as contribuições da escola do campo para a emancipação humana” – Socialização das experiências formativas e dos materiais produzidos nos pólos – Avaliação da 1ª edição do Programa Escola da Terra na UFRB |
– Seminário de Encerramento do Curso de Aperfeiçoamento |
Carga Horária |
108h de TU 72h de TC Total de 180h |
TURMA 2 - 9º Curso Nacional de Pedagogia do Movimento O 9º Curso Nacional de Pedagogia do Movimento coloca-se como estratégia formativa para aprofundamento e reflexão acerca dos princípios e fundamentos que sustentam as práticas educativas nas áreas de reforma agrária com foco na Educação do Campo e efetivação da educação em tal contexto.A construção do Curso se delineia a partir da necessidade de uma formação que propicie aos sujeitos participantes a vivência e a apropriação da elaboração acerca da proposta de Reforma Agrária Popular e da Educação do Campo em relação direta com a análise do período histórico e dos desafios educacionais contemporâneos. Neste sentido, a programação contempla diversos temas, com períodos reservados para a intervenção de palestrantes e momentos de debate e sínteses coletivas.O Curso pretende reunir participantes das cinco regiões do país e, contará com a contribuição de professores(as)/pesquisadores(as) de diversas instituições, no intuito de dinamizar os aprofundamentos e as reflexões propostas em diálogo direto com a realidade objetiva dos territórios de reforma agrária com foco na ação prático-teórica de educação nestes espaços.Constituem-se como temas pertinentes à formação: Análise de Conjuntura; História e Organicidade da luta pela terra no Brasil; Ofensiva do Capital na Agricultura e os desafios atuais; Reforma Agrária Popular; Conjuntura da Educação Brasileira e da Educação do Campo; Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Cooperação; Método de Trabalho de Base; Diversidade Sexual e de Gênero;Educação das relações étnico-raciais; Literatura, Sociedade e formação humana; Pedagogia Socialista; Educação Popular e Pedagogia do Oprimido; Pedagogia do Movimento; e Educação nos Territórios de Reforma Agrária: Educação Infantil, Escola de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos.Para a efetivação da proposta formativa o Curso será realizado em 15 dias de formação presencial, num modulo de Tempo Universidade que estará conectado à estudos orientados para o Tempo Comunidade.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DESTINADO À PROFESSORES(AS)/EDUCADORES(AS) DAS ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA EM NÍVEL NACIONAL |
||||
Data |
Horário |
Atividade |
Assessoria |
CH |
TC |
TC |
Estudos Orientados: leitura de textos previamente indicados e que estarão atrelados aos temas propostos para as atividades do TU |
Equipe Pedagógica |
72h |
07/01/2024 Domingo |
19h às 21h |
Abertura do 9ª Curso Nacional de Pedagogia do Movimento |
Alex Verdério Valter de Jesus Leite Sintia Paula dos Santos Carvalho |
3h |
08/01/2024 Segunda-feira |
8h às 12h |
Organicidade da Turma e combinados coletivos para realização do Curso |
Dionara Soares Ribeiro |
4h |
14h às 18h |
Análise de Conjuntura |
à definir |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
09/01/2024 Terça-feira |
8h às 12h |
Análise de Conjuntura Agrária e desafios do momento atual |
à definir |
4h |
14h às 18h |
Momento de auto-organização |
Cursistas Equipe Pedagógica |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
10/01/2024 Quarta-feira |
8h às 12h |
História e Organicidade da luta pela terra no Brasil |
à definir |
4h |
14h às 18h |
Ofensiva do Capital na Agricultura e os desafios atuais |
à definir |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
11/01/2024 Quinta-feira |
8h às 12h |
Reforma Agrária Popular |
à definir |
4h |
14h às 19h |
Socialização de Experiências das práticas educativas nas áreas de reforma agrária |
Cursistas Equipe Pedagógica |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
12/01/2024 Sexta-feira |
8h às 12h |
Reforma Agrária Popular: Agroecologia, Cooperação e Educação |
Dionara Soares Ribeiro |
4h |
14h às 18h |
Conjuntura da Educação Brasileira e da Educação do Campo |
à definir |
4h |
|
13/01/2024 Sábado |
8h às 12h |
Literatura, Sociedade e formação humana |
à definir |
4h |
14h às 18h |
Momento de auto-organização |
Cursistas Equipe Pedagógica |
4h |
|
14/01/2024 Domingo |
8h às 12h |
Atividade Cultural e Lazer |
Cursistas Equipe Pedagógica |
4h |
15/01/2024 Segunda-feira |
8h às 12h |
Pedagogia Socialista |
à definir |
4h |
14h às 18h |
Educação Popular e Pedagogia do Oprimido |
à definir |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
16/01/2024 Terça-feira |
8h às 12h |
Método de Trabalho de Base |
à definir |
4h |
14h às 18h |
Momento de auto-organização |
Cursistas Equipe Pedagógica |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
17/01/2024 Quarta-feira |
8h às 12h |
Pedagogia do Movimento |
Valter de Jesus Leite |
4h |
14h às 18h |
Educação nas Áreas de Reforma Agrária: Educação Infantil |
à definir |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
18/01/2024 Quinta-feira |
8h às 12h |
Educação nas Áreas de Reforma Agrária: Escola de Educação Básica |
à definir |
4h |
14h às 18h |
Educação nas Áreas de Reforma Agrária: Educação de Jovens e Adultos |
à definir |
4h |
|
20h às 21h |
Estudos Orientados |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
|
19/01/2024 Sexta-feira |
8h às 12h |
Diversidade Sexual e de Gênero |
à definir |
4h |
14h às 18h |
Educação das relações étnico-raciais |
à definir |
4h |
|
20/01/2024 Sábado |
10h às 12h |
Atividade Cultural e Lazer |
Cursistas Equipe Pedagógica |
1h |
21/01/2024 Domingo |
8h as 12h |
Avaliação e encaminhamentos do Curso |
Alex Verdério Dionara Soares Ribeiro |
4h |
Carga Horária Total |
180h |