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Notícias Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR

Publicado: Domingo, 26 Mai 2019 03:26 , Última Atualização: Quarta, 10 Julho 2024 14:24 | Acessos: 7184

PARFOR Equidade

PARFOR Equidade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve três propostas de cursos selecionadas pelo Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), por meio do Edital conjunto Nº 23/2023 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

O Parfor Equidade visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.

Objetivos específicos:

  • Oferecer a oportunidade de acesso à formação específica de nível superior, conforme a área de atuação, aos professores indígenas, quilombolas e do campo, ou os que atuam na educação de surdos e na educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica e/ou nas redes comunitárias de formação por alternância;
  • Formar docentes e pedagogos para a atuação na educação escolar indígena, na educação do campo, na educação escolar quilombola, na educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos, em consonância com as Diretrizes Curriculares específicas de cada grupo;
  • Fomentar a implementação de projetos pedagógicos para a formação de professores que contemplem as especificidades do público-alvo deste edital, com formas diferenciadas de organização dos conhecimentos, tempos e espaços; e
  • Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de formação e de pesquisa.

Os cursos Licenciatura em Educação Escolar Quilombola - Pedagogia e Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Bilíngue de Surdos foram propostos pelo Centro de Formação de Professores (CFP), em Amargosa; e o curso Licenciatura em Educação Especial Inclusiva foi proposto pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana.

Confira o quantitativo de vagas e os locais de realização:

  • Licenciatura em Educação Escolar Quilombola (80 vagas): Aulas nos municípios de Cachoeira, Bonito e Irará.
  • Licenciatura em Educação Especial Inclusiva (80 vagas): Aulas no município de Feira de Santana
  • Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos (70 vagas): Aulas nos municípios de Ipiaú e Laje.

Os cursos Parfor Equidade da UFRB, aprovados pela CAPES na execução dos projetos pedagógicos, preveem formas diferenciadas de tempo, espaço e organização dos conhecimentos, considerando as especificidades do público que será atendido.

 

Cargo/FunçãoServidoraLink
Coordenadora Institucional Profª Drª. Fátima Aparecida Silva Portaria

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PARFOR

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.Objetivo:

  • Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício nas redes públicas de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB;
  • Promover a articulação entre as instituições formadoras e as secretarias de educação para o atendimento das necessidades de formação dos professores, de acordo com as especificidades de cada rede. Contribuir para o alcance da meta 15 do PNE, oferecendo aos professores em serviço na rede pública, oportunidade de acesso à Formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
  • Incentivar o desenvolvimento de propostas formativas inovadoras, que considerem as especificidades da formação em serviço para professores da educação básica, buscando estratégias de organização de tempos e espaços diferenciados que contemplem esses atores;
  • Estimular o aprimoramento dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas, tendo por base as experiências observadas nas turmas especiais implementadas.

Como funciona?A participação das IES se dará por meio de Edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.No âmbito do parfor, a CAPES realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:

  • Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
  • Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
  • Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:

  • Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica;
  • Ter registrado interesse em curso de licenciatura na Plataforma;
  • Ter sua solicitação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na disciplina ou etapa do curso solicitado.

 

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