Curricularização da Extensão
A Curricularização da Extensão é a inserção da formação extensionista do discente no Curso de Graduação de Tecnologia em Alimentos, com orientação da sua ação, prioritariamente, para áreas de pertinência social, compreendidas enquanto ações de interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.
Para tanto, entende-se por Extensão Universitária, o processo educativo, artístico, cultural e científico que articula as atividades de ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre Universidade e demais setores da sociedade. Para a integralização dos créditos de atividades de extensão desenvolvida nas atividades de ensino, o curso terá um Programa de Extensão com a articulação de projetos com ações específicas articuladas com os componentes curriculares. Entende-se por Programa de Extensão o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos e prestação de serviços), preferencialmente, integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, evidência de diretrizes e orientação para um objetivo comum, executado a médio e longo prazo.
O Programa de Extensão será coordenado por um docente efetivo e registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, obedecendo às normas do Regulamento da Curricularização da Extensão deste curso, em consonância com a Resolução CONAC no 006/2019 que dispõe sobre a regulamentação da Política de Curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação da UFRB.
A Curricularização da Extensão no Curso de Graduação de Tecnologia em Alimentos prever no mínimo dez por cento do total de carga horária curricular do Projeto Pedagógico do Curso, vinculadoàs agroindústrias da agricultura familiar, no contexto da agroecologia, da economia solidária e das tecnologias sociais que garantam a soberania e a segurança alimentar e nutricional para a promoção do desenvolvimento territorial.
A estrutura da Curricularização da Extensão envolve a articulação com componentes curriculares do Curso de Tecnologia em Alimentos, na compreensão que é uma forma de ensino voltada para a ação com as unidades de processamento e beneficiamento de empreendimentos econômicos solidários da agricultura familiar.Os componentes curriculares para fins de Curricularização da Extensão terão suas respectivas cargas horárias na Modalidade e Pedagogia de Alternância como uma forma de organização dos processos políticos e pedagógicos, estruturados no Tempo Universidade e no Tempo Comunidade.
Para nortear e fomentar as discussões a respeito da Curricularização da Extensão na UFRB, utilizamos leis, diretrizes, resoluções e portarias que podem ser encontradas neste espaço.
- Plano Nacional de Educação (PNE) - 2014
- Política Nacional de Extensão - 2012
- Portaria UFRB Reitoria - 113/2018
- Resolução UFRB-CONAC - 06/2019