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Projetos de Extensão

As atividades de extensão no CST em Alimentos são vinculadas a Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UFRB, através do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) onde o  referido Curso é ofertado. Para demais informações sobre a PROEXT, acessem o link a seguir: https://www.ufrb.edu.br/proext/

A seguir listamos os projetos de extensão que tem sido desenvolvidos pelos docentes do CST em Alimentos. 

 

1. TITULO: OBARÁ: saúde, sabores e cheiros da culinária ancestral dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Oeste da Bahia.

COORDENAÇÃO: ISABEL DE JESUS SANTOS

Resumo: O objetivo geral deste projeto é fortalecer as práticas da arte culinária das comunidades quilombolas dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Sudoeste da Bahia. Essas comunidades encontram-se nos municípios de Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Irará, Água Fria, Coração de Maria, Santanópolis, Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Vitória da Conquista e Palmas de Monte Alto, lugares que serão desenvolvidas as atividades. A duração do projeto são três anos, com ações em torno do fortalecimento dos sistemas agroalimentares locais, na busca por uma alimentação saudável e com manejo agroecológico do solo, fortalecendo a cultura alimentar ancestral, em dialogo com a alimentação escolar quilombola.

 

2. TITULO: Educação do Campo e das Águas: construindo caminhos, demarcando novas territorialidades e rompendo desafios

COORDENAÇÃO: KÁSSIA AGUIAR NORBERTO RIOS

Resumo: Este projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas para os sujeitos oriundos das comunidades tradicionais do estado da Bahia tendo como referência uma pedagogia que dialogue com os saberes tradicionalmente construídos e os modos de vida destas comunidades. A partir da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão busca-se ainda a efetivação de novas pontes de diálogo e troca de conhecimentos entre as comunidades envolvidas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Metodologicamente, as atividades planejadas encontram-se organizadas através de 4 eixos principais: Formação Política, Formação Pedagógica, Formação Técnica e Diversos. A partir desses eixos, serão desenvolvidas oficinas de formação política, oficinas de formação técnica, oficinas de formação pedagógica por área de conhecimento, rodas de conversas, seminários temáticos entre outras atividades que contribuam para a qualidade de vida dos beneficiários e no desenvolvimento dos territórios tradicionais. Nosso recorte espacial consiste, inicialmente, nos municípios de Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro, Antônio Cardoso, Irará, Central, Iraquara e Itaguaçu da Bahia. Nosso público alvo são os/as moradores/as desses municípios que integram as comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas, agricultores e agricultoras familiares, lideranças de associações, cooperativas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Nossa estimativa é estar beneficiando de 350 a 400 pessoas.

 

3. TITULO: Estratégias para promoção do fortalecimento produtivo na Comunidade Rural do Juazeiro, Irará, Bahia.

COORDENAÇÃO: LIZ OLIVEIRA DOS SANTOS

Resumo: A agricultura familiar desempenha um importante papel na vida dos brasileiros, alimentá-los. Por ser responsável por 70% da produção dos alimentos, os agricultores/as vêm buscando formas de resistir ao uso de agrotóxicos, a mecanização da agricultura e a monocultura, na tentativa de produzir alimentos saudáveis. Diante de tantos desafios, é notório a necessidade de políticas públicas e tecnologias que atendam a necessidade desses sujeitos. Desta forma, este projeto tem como objetivo desenvolver ações de formação técnica e política que visem contribuir para a melhoria da renda dos agricultores familiares da comunidade do Juazeiro, município de Irará, através da diversificação, organização e comercialização da produção. Esta demanda foi levantada a partir do Diagnóstico Rural Participativo realizado na comunidade.

 

4. TITULO: Fortalecimento de Grupos Produtivos da Agricultura Familiar do estado da Bahia.

COORDENAÇÃO: TATIANA RIBEIRO VELLOSO

Resumo: O projeto tem integra o ambiente universitário para contribuição na geração de trabalho e renda, de forma digna, para agricultores e agricultoras familiares organizados em grupos produtivos que se encontram em situação de fragilidade na organização coletiva, expostos aos riscos e a toda sorte de exploração, a partir dos cursos de Educação do Campo, em especial de Tecnologia em Alimentos. É a possibilidade de contribuir a partir da construção de conhecimentos na relação com os grupos produtivos da agricultura familiar, na relação acadêmica de ensino, pesquisa e extensão universitária, voltadas para o processo de inclusão social, econômica, política e cultural, especialmente das mulheres rurais, com a construção de conhecimentos implicados para a promoção do desenvolvimento rural. Portanto, o objetivo geral é de proporcionar ações de fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania, na articulação de ações acadêmicas a partir da relação com as políticas públicas, na promoção da segurança alimentar e nutricional e da geração de trabalho e renda, especialmente para as mulheres rurais do estado da Bahia. A metodologia é qualitativa com princípios pautados na participação social, com a abrangência em 12 unidades produtivas da agricultura familiar situadas nos Territórios de Identidade do Recôncavo, do Portal do Sertão, do Vale do Jiquiriçá e Irecê, com a estratégia de consolidar 4 Redes de Intercooperação da Agricultura Familiar em distintos sistemas produtivos.

Financiamento: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA

 

5. TITULO: Unidade de Aprendizado: o Trabalho como Princípio Educativo.

COORDENAÇÃO: TATIANA RIBEIRO VELLOSO

Resumo: Este projeto abrange as agricultoras e os agricultores familiares do Portal do Sertão, com fomento para o processo de formação e de organização comunitária, através de ações educacionais na relação da universidade como possibilidade de estruturação produtiva e de participação nos espaços territoriais. Para tanto, entende-se que essas ações passam pela construção entre o conhecimento popular e o científico, entre os espaços de educação escolar e não escolar - e que denominamos de Unidade de Aprendizagem. Essa unidade se caracteriza como modo de organização formativa, em que se tem a parceria com a Associação dos Pequenos Agricultores do Município de Feira de Santana, a partir do trabalho como princípio educativo que remete à relação entre o trabalho e a educação, como ação humanizadora por meio do desenvolvimento de todas as potencialidades do ser humano. A metodologia de execução será pautada na relação dialógica de construção de conhecimentos entre as comunidades e a universidade, como um dos sujeitos que pode contribuir e ter contribuição no sentido de promover a extensão universitária integrada com o ensino e a pesquisa na articulação com as políticas afirmativas. Assim, as ações formativas têm como referência a educação popular, na busca de estruturação da posição de coletividade no mundo da produção com princípios da economia solidária e das tecnologias sociais, de base agroecológica no contexto da emancipação humana. Portanto, se constitui na relação entre a universidade e a agricultura familiar em um projeto contra hegemônico, com propósito de buscar rupturas de um sistema educacional mecanicista, implicado com a transformação social, com respeito as especificidades culturais e históricas do modo de viver e produzir, como uma experiência que trata dos caminhos e das trajetórias de aprendizados e de construção de conhecimentos, a partir do respeito e do reconhecimento da história e da identidade dos sujeitos da agricultura familiar.

 

6. TITULO: Alimentos da Terra: fortalecimento de circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar em Feira de Santana - BA.

COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO

Resumo: Esse projeto visa promover o fortalecimento e o fomento dos circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar e camponesa no município de Feira de Santana – Ba e seus distritos rurais, com vistas a contribuir com processos de construção da agrocecologia e da soberania alimentar. Para tanto, pretende-se realizar uma série de ações que visam aumentar a qualidade e padronização dos alimentos fornecidos à população local, através de espaços formativos, do fortalecimento das Boas Práticas de Manipulação de alimentos e da gestão organizacional do processo produtivo nas iniciativas de comercialização.

 

7.TITULO: Qualificação profissonal de jovens das Ciências Agrárias: produção e comercialização de alimentos em empreendimentos da agricultura familiar no Estado da Bahia. 

COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO

Resumo: O projeto faz parte do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo regido também pela Portaria MAPA No 193, de 16 de junho de 2020, com o objeto de apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes. O projeto visa, assim, contribuir com a capacitação técnica e qualificação profissional de jovens recém egressos das Ciências Agrárias, bem como mediar vivências e experiências concretas em unidade produtivas da agricultura familiar. Ao mesmo passo, o projeto propõe contribuir com o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na produção de riquezas e de abastecimento interno de alimentos, potencializando a produção e o beneficiamento, os processos de comercialização e o acesso aos mercados. Este projeto será realizado nas unidades residentes no Território de Identidade do Sisal, serão três Unidades Residentes: a Fundação APAEB, a COOPERSABOR e a Bahiater. O Território de identidade do Médio Rio das Contas terá duas Unidades Residentes: Uniagro e a Bahiater. O município de Cabaceiras do Paraguaçu terá como unidade residente a Fazenda Santa Lúcia. O povoado de Jiló, do município de Várzea Nova, terá como unidade residente a COOPAG, com residentes egressos da UFRB.

 

8. TITULO: Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais

COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios, Liz Oliveira dos Santos e Samantha Serra Costa.

RESUMO: O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo surge a partir das demandas dos movimentos sociais do estado da Bahia e tem como propósito promover uma formação para os sujeitos do campo voltada ao processamento e beneficiamento de alimentos da agricultura familiar. Desde o ano de 2018, visando uma maior interação entre coordenação, docentes, discentes e comunidade externa foram criadas algumas mídias sociais para o Curso: site e instagram. Nestes são disponibilizadas semanalmente informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Curso, além de informações gerais sobre a área de produção de alimentos na perspectiva da agricultura familiar. Nesse sentido, visando ampliar o desenvolvimento das ações do CST em Alimentos nas mídias sociais e promover uma maior socialização de informações entre docentes, discentes, técnicos, agricultores e comunidade em geral que propomos o projeto “Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais” ao qual tem por objetivo socializar informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do CETENS/UFRB e a área da produção de alimentos na agricultura familiar.

 

9. TITULO: A UFRB e o Desenvolvimento Territorial do Estado da Bahia

COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso

RESUMO: Este projeto tem como finalidade fortalecer as ações institucionais da política de desenvolvimento territorial no estado da Bahia, através de ações acadêmicas de extensão universitária articuladas com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas que contribuam para a construção de conhecimentos voltada para o desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais no processo de gestão social. A metodologia baseia-se na integração de saberes e de conhecimentos do ambiente acadêmico e territorial, a partir de uma rede de intercooperação das universidades públicas na relação com o Governo do Estado da Bahia, em que as atividades serão articuladas entre a equipe acadêmica e setores governamentais na relação com os sujeitos territoriais, de modo articulado com os programas governamentais e as políticas públicas de inclusão produtiva, crédito, comercialização, tecnologias sociais, assistência técnica e extensão rural e participação das mulheres, dos jovens, das pessoas com deficiência, dos negros, das comunidades tradicionais, com atenção à promoção de melhoria da qualidade de vida e de superação das desigualdades históricas das minorias sociais.

 

10. TITULO: CIRANDA INFANTIL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CETENS

COORDENAÇÃO: PRISCILA BRASILEIRO SILVA DO NASCIMENTO

RESUMO: O referido projeto de extensão tem por objetivo materializar o espaço da ciranda infantil no âmbito da educação do campo do CETENS. Inspirada na ciranda infantil do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), a ciranda constitui-se em um ambiente de respeito as infâncias do campo em sua diversidade, bem como um espaço de construção de luta coletiva infantil e rede de apoio as mães estudantes . Dessa forma, enquanto espaço de encontro, com a ciranda da Educação do Campo do CETENS, pretendemos que a ciranda exerça o movimento do cirandar, do circular saberes a partir das realidades em que as crianças estão imersas a partir do cotidiano e suas origens. Para tanto, propomos um espaço de acolhimento que seja não escolar, mas constituído de atividades diversas como: músicas, desenhos, pinturas, teatros e intervenções artísticas, contação de historinhas, vídeos infantis, exercícios para a coordenação motora e psicomotricidade, ginástica, dança, cantigas de roda. as atividades serão realizadas com objetivos específicos para o universo infantil e contribuição na formação cultural e social das crianças envolvidas na proposta.

 

11. TITULO: Institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia - INCITE Rede Pró-Alimentos: Inovação, Ciência e Tecnologia

COORDENAÇÃO: JÉSSICA SOUZA RIBEIRO

RESUMO: Visando alavancar a área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Estado, e Rede Pró-Alimentos surge da parceria entre 8 instituições, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UFSB, SENAI/CIMATEC e SDR, em 6 territórios de identidade, iniciando uma rede de colaboração com mais de 30 pesquisadores, 20 deles bolsistas de produtividade do CNPq, com competências que se complementam para acelerar a geração de conhecimento científico inovador e aplicado na área de alimentos, além de uma robusta estrutura multiusuária, que a capacitam a ser um vetor de transformação social com o avanço da agroindústria familiar baiana. A proposta da Rede Pró-Alimentos materializa o anseio das instituições parceiras em fazer dela a referência no estado na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, como seu Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia – INCITE para a condução de ações de excelência nesse segmento. A integração científica da Rede Pró-Alimentos permeará entre duas linhas de atuação, com capacidade de abranger diversas cadeias produtivas de alimentos no estado, visando unir as competências da equipe para um desenvolvimento científico mais rápido e produtivo. Uma das linhas envolverá a identificação de contaminantes (antibióticos, pesticidas, micotoxinas, metais potencialmente tóxicos), fraudes e autenticidade de alimentos. Nessa linha, nos diversos projetos a serem conduzidos, será verificado o avanço científico, entre outros, nos seguintes segmentos: - métodos espectroscópicos para identificação de fraudes e autenticidade em alimentos; - métodos cromatográficos e eletroforéticos para análise de perfil proteômico e de peptídeos em alimentos; - identificação e quantificação de metais potencialmente tóxicos em alimentos; - métodos para identificação de antibióticos, pesticidas e micotoxinas em alimentos; - desenvolvimento de biossensores para monitoramento de contaminantes; - aplicação de quimiometria no desenvolvimento de métodos rápidos de detecção de compostos; - identificação/discriminação de origem de produtos regionais por meio do uso de métodos espectroscópicos. A outra linha envolverá a valorização de resíduos agroindustriais das cadeias produtivas, a partir da sua utilização para fins diversos, incluindo: - desenvolvimento de novos produtos na indústria de alimentos; - produção de enzimas de interesse a partir da fermentação de resíduos; - produção de microrganismos probióticos; - produção de nanoparticulas de metais com aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de embalagens plásticas biodegradáveis, ativas e/ou inteligentes; - prospecção e purificação de compostos bioativos e pigmentos naturais de interesse para uso na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de carvões ativados e suportes para biorreatores enzimáticos a partir de resíduos; - análise do impacto ambiental de resíduos agroindustriais de diferentes cadeias produtivas; - produção de biogás e/ou biocombustíveis. Nessas linhas, os temas propostos irão abordar de maneira direta ou transversal problemas identificados do setor de alimentos no estado, buscando o subsídio científico para entendê-los e propor alternativas inovadoras e viáveis tecnologicamente. Na condução dos projetos que serão propostos, haverá a colaboração dos participantes da Rede, com atuação de membros de diferentes núcleos, conjuntamente como orientadores e co-orientadores. No CETENS/UFRB, a atuação do projeto estará focada na qualificação da produção agroindustrial, com realização de análises físico-químicas e de composição, para a viabilização de registros e elaboração de rótulos nutricionais; a elaboração de materiais técnicos, artigos e patentes; a realização de treinamentos e outras ações extensionistas nas agroindústrias; e o desenvolvimento de novos produtos e subprodutos.

 

12. TITULO: Formação em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial: Ações Acadêmicas de Fortalecimento da Participação e Inclusão Social e Econômica

COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso

RESUMO: Este projeto tem como objetivo de promover ações formativas no contexto de contribuir, por um lado, na indissociabilidade na relação acadêmica da extensão com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas, e por outro, na geração de trabalho e renda através do fomento e do fortalecimento de empreendimentos da economia solidária, contextualizadas na política de desenvolvimento territorial no estado da Bahia. Este projeto é integrado ao programa de extensão da Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBA da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB em rede com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus de Valença, que tem como finalidade de contribuir na geração de trabalho e renda, com sustentabilidade ambiental e humana, através das atividades acadêmicas de extensão, ensino e pesquisa articuladas com ações afirmativas. Para tanto, as ações de incubação são desenvolvidas através da construção de conhecimentos que possibilite a capacidade de intervenção, a ação coletiva e a apropriação dos sujeitos sociais nos ambientes territoriais, organizacionais e acadêmicos, fundamentados nos princípios da Economia Solidária no desenvolvimento de tecnologias sociais voltados para a promoção do desenvolvimento territorial.

 

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