O profissional de Tecnologia em Alimentos
O Tecnólogo em Alimentos é um profissional habilitado para conduzir, melhorar e desenvolver processos de beneficiamento e de processamento de alimentos, com qualificação para acompanhar os avanços científicos e tecnológicos relacionados a produção de alimentos e áreas correlatas.
A atuação do Tecnólogo em Alimentos é bastante ampla, podendo exercer suas atividades em diversas áreas e setores relacionados a produção de alimentos, desde a seleção de matérias-primas e processos tecnológicos adequados, transporte, até a comercialização dos produtos. Dessa forma, o profissional está apto a atuar em locais como laboratórios de análises de alimentos, indústrias e agroindústrias de alimentos e bebidas, cozinhas industriais, restaurantes, Institutos de pesquisa, empresas de logística de alimentos, entre outros.
Na UFRB, o curso Superior de Tecnologia em Alimentos tem o diferencial de ser um curso voltado para Educação do Campo, onde o profissional também terá habilidades sociopolíticas capazes de planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar a produção de alimentos da agricultura familiar na promoção do desenvolvimento territorial. O curso é direcionado para a formação de um profissional de base agroecológica e de organização coletiva e solidária, a partir das tecnologias sociais que garantam a soberania e a segurança alimentar e nutricional.
Dessa forma, o egresso do curso, além de ser capacitado para atender as novas demandas do mundo do trabalho, deverá exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, deve ter senso crítico, ser capaz de processar informações e de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania, especialmente relacionada aos sujeitos do campo.
- Perfil do Egresso
O profissional de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo terá habilidades capazes de promover:
I. Construção de estratégias teórico-metodológicas voltadas para a realidade da Educação do Campo na área de Tecnologia em Alimentos da agricultura familiar para supervisão, orientação e controle na seleção de matéria-prima e de todas as fases de processamento e de beneficiamento com controle de qualidade que assegure a segurança alimentar e nutricional;
II. Compreensão do seu papel histórico e político diante da produção de conhecimentos voltados para os aspectos sociais, culturais, políticos e ambientais da produção de alimentos da agricultura familiar na garantia da qualidade voltada para a segurança alimentar e nutricional;
III. Construção de ações de estruturação de agroindústrias da agricultura familiar de base coletiva e solidária que garanta a identidade dos sujeitos do campo no respeito à diversidade acerca das questões de gênero, cultura, etnias e gerações;
IV. Capacidade acadêmica de elaboração de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão na Educação do Campo na área de Tecnologia em Alimentos, a partir dos princípios da agroecologia e da tecnologia social capazes de garantir o desenvolvimento de produtos e de novos produtos, a partir da legislação vigente de inspeção sanitária;
V. Compreensão da organização política territorial do modo de vida familiar do campo que possibilite o respeito às culturas e os saberes destes sujeitos na interação de conhecimentos implicados para a transformação histórica, que garanta o espaço e a visibilização da agricultura familiar;
VI. Contribuir com a formação de Tecnólogos que discutam estratégias nas áreas dos Direitos Humanos, das Relações Étnico-Raciais, de Gênero e Geração, das pessoas com deficiência e das Necessidades Educacionais Especiais (NEE);
VII. Capacidade dialógica para tomadas de decisões coletivas e de debates e de reflexões sobre a questão agrária capazes de desenvolver estratégias de identificar os problemas e relacionar as causas para garantir a promoção do desenvolvimento territorial; e
VIII. Capacidade de promover estudo de viabilidade econômica de agroindústrias coletivas na compreensão de sistemas produtivos integrados da agricultura familiar, com garantia de construção e de execução de políticas públicas de acesso ao crédito, de assistência técnica e extensão rural, de acesso aos mercados (locais e institucionais) e educacionais.