20/05 - JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA EDUCAÇÃO DO CAMPO UFRB – CAMPUS CETENS - Sobreviver e resistir no campo baiano: saúde integral e práticas ancestrais em tempos de pandemia da Covid-19

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) 2021 é a reafirmação do compromisso da Educação do Campo do CETENS/UFRB com a memória e a luta dos camponeses de Eldorado dos Carajás e de todo o campo brasileiro. A estrutura agrária no Brasil, dominada pelo capital, tem sido um obstáculo ao acesso a boas condições de vida para grande parte da população, em especial para os povos do campo. Nesse sentido, esta atividade propõe um debate ampliado sobre os processos de saúde percebidos junto aos camponeses, indígenas e quilombolas, a partir da materialidade da questão agrária em seus territórios. A pandemia disseminada pelo novo coronavírus destaca, por um lado a fragilidade e precariedade dos serviços e equipamentos públicos de saúde no campo, e por outro, escancara as contradições do modo capitalista de produção e seus efeitos sobre a população marginalizada em todo o globo. Sendo assim, a cultura, o modo de vida, a compreensão ontológica e a cosmovisão dos povos do campo, das florestas e das águas nos colocam frente a uma trajetória distinta, a qual potencializa relações equilibradas e igualitárias entre humanidade, natureza e produção. Contando com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST), da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais (CONAQ) e dos Povos Indígenas, buscaremos explorar e avançar em discussões e proposições para a problemática exposta.

Inscrições no link:

WhatsApp Image 2021 05 12 at 11.55.06