7 e 8/10 - VI SIEPE (Programação)

Dia 07/10/20

13h30 às 14h00: Acolhimento Cultural

14h00 às 14h30: Mesa de abertura

14h40 às 15h40: Palestra: "O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE", a ser proferida pela Profa. Amali de Angelis Mussi. Mediação: Profa. Jemima Guedes (UFRB).

15h40 às 16h00: Acolhimento Cultural

16h00 às 18h00:  Palestras/Mesas redondas (simultâneas)

Sala 1

16h00 às 16h50Extensão Universitária e seu papel essencial na formação continuada de professores em tempos de COVID-19, Profa. Margarete Barbosa. Mediação: Profa. Midian Marins

17h10 às 18h00: Política de Inovação da UFRB e o Marco Legal de Inovação. Prof. Rodrigo Moraes (UFBA), Prof. Edilson Pires (Coordenador do CINOVA/UFRB). Mediação: Prof. Paulo Juiz (UFRB).

Sala 2

16h00 às 16h50: Saúde, alimentação e relações de consumo, Profa. Sandra Maria Chaves dos Santos (Escola de Nutrição, UFBA) e Gilmara Borges Ferreira (Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Portal do Sertão). Mediação: Prof. Wilon Mazalla Neto (UFRB).

17h10 às 18h00Formação de professores do campo no contexto da pandemia, Noêmia Simplício Franco Teixeira, Coordenadora Pedagógica da rede municipal de ensino e Nalva Araújo (UNEB). Mediação: Profa Isabel de Jesus (UFRB)

Sala 3

16h00 às 18h00: Novo marco regulatório do saneamento básico no Brasil.  César Ramos (EMBASA) e o Prof. Victor Menezes Vieira (UNIFACS). Mediação: Profa. Hilda Talma. (UFRB)

18:30 às 19h00: Acolhimento Cultural

19h às 21h00: Minicursos/Oficinas

Sala 1

19h00 às 19:50h: Estratégias para valorização da cultura alimentar nos cardápios escolares quilombolas no contexto das relações étnico-raciais - Programa ERÊ. Profa. Jéssica Ribeiro (UFRB) e Profa. Isabel de Jesus Santos dos Santos (UFRB).

20h10 às 21h00: Educação Matemática Crítica e Educação do Campo.  Profa. Aldinete Silvino (UFRB).

Sala 2

19h00 às 19h50: O banco de sementes - Programa ERÊ e Grupo de pesquisa e extensão em Agroecologia e educação das relações étnico raciais. Discentes Jonatas dos Santos Conceição e Sidnara Ribeiro Sampaio.

21h00: Momento Cultural

Dia 08/10/20

8h30 às 9h00: Acolhimento Cultural

9h00 às 12h00: Apresentações orais (Ver programação específica)

13h30 às 14h00: Acolhimento Cultural

14h00 às 16h00: Rodas Interdisciplinares

Sala1

14h00 as 14h50: Roda Interdisciplinar de ExtensãoMediação: Profa. Isabel Santos e Profa. Kássia Rios.

- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade: Diálogo entre universidade e Comunidade no Cenário de Crise Pandêmica. Profas: Aldinete Lima, Idalina Borghi e Maricleide Lima

- Grupo de Pesquisa e Extensão GERA: Professora Ana Paula Inácio Diorio

- Laboratório interdisciplinar de estudos em comunidades e territórios tradicionais (LIECTT). Professora Kassia Rios

15h00 as 15h50: Roda Interdisciplinar de Pesquisa. Mediação:  Prof. Jean Paulo dos Santos e Profa. Jéssica Ribeiro.

- Grupo de Pesquisa em Computação Bio-Inspirada, Fotônica, Física e Matemática. Projeto: OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS NANOFOTÔNICAS UTILIZANDO COMPUTAÇÃO BIO-INSPIRADA COM APLICAÇÕES EM ENERGIA, TELECOMUNICAÇÕES E ÓPTICA. Prof. Anderson Dourado Sisnando

- Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Matemática na Educação do Campo (GEPEAMEC) apresentará o projeto de pesquisa interinstitucional: "Cursos de licenciaturas que formam professores para ensinar matemática nos contextos da Educação do Campo, Indígena, Quilombola... e outros". Profa. Aldinete Lima e Prof. Fernando Fernandes (UFTM)

- Laboratório Vivo e suas oito unidades de produção agroecologicas. Profas:  Silvana Lima, Josenildes Ferreira e Miria Santos.

- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade se apresentará os seguintes projetos: “Concepções de Educação do Campo de Professores de escolas camponesas: Uma aproximação de práticas pedagógicas e de indicadores de formação continuada”; Entre desafios e aprendizagens: repercussões da pandemia para a vida de jovens da educação do Campo-CETENS/UFRB. Profas: Aldinete Lima, Idalina Borghi e Maricleide Lima

- Grupo de Pesquisa e Extensão GERA: Professor Frederik Moreira

- Prótese de mão: da construção de produto de baixo custo para criança à catalogação. Professor Luiz Carlos Soares de Carvalho Junior

16h00 às 18h00:  Palestras/Mesas redondas (simultâneas)

Sala 1

16h00 às 16h50: As estratégias de faturamento na Gotemburgo Volvo Nordeste em tempos de crise. Jefferson Rezende (Recife – PE). Mediação: Profa Fabihana Mendes (UFRB)

17h10 às 18h00A crise sanitária da Covid-19 e os impactos na economia regional. Prof. Antônio Rosevaldo Ferreira da Silva (UEFS). Mediação: Profa Fabihana Mendes (UFRB)

Sala 2

16h00 às 16h50: Educação Científica, diversidade e inclusão: desafios e perspectivas frente ao Ensino Remoto. Ariston de Lima Cardoso (UFRB); Luiza Olívia Lacerda Ramos (UFBA). Mediação: Sarafina Moreira Gomes (UFRB).

17h10 às 18h00: A poluição do ambiente espacial e o perigo do lixo espacial. Prof. Jean Paulo. Mediação: Prof Rodrigo dos Santos (UFRB).

Sala 3

16h00 às 17h00: Sustentabilidade e Meio Ambiente em tempos de pandemia: O que temos de novo? Prof. Fábio Bandeira (UEFS). Mediação: Prof. Kleber Peixoto.

18h30 às 19h00: Acolhimento Cultural

19h00 as 21h00: Minicursos/Oficinas

Sala 1

19h00 às 19h50: Bioconstrução - Laboratório Vivo em Agroecologia. Profa. Silvana Lúcia e o Discente Luciano Santos.

20h10 às 21h00: Saberes tradicionais: Diálogo Indígena e quilombola, uma trilha que nos aproxima sem perder a identidade. Discentes: Jefferson Nascimento e Janilson Medeiros.

Sala 2

19h00 às 19h50: Alimentos da agrosociobiodiversidade na promoção da saúde. Profa. Yzana Rios Cunha.

21h00:  Encerramento Cultural