Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UFRB recebe R$1,8 mi para combate à pandemia do novo coronavírus Covid-19

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu hoje (16) crédito extraordinário no valor de R$1.838.783,90 para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do novo coronavírus Covid-19. O recurso foi liberado pela Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC).

Na UFRB o crédito foi possível por meio de um plano de ação elaborado pela Administração Central, Centros de Ensino e pelo Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19. O plano de ação foi enviado ao MEC no dia 6 de abril.

Os recursos serão utilizados para monitorar os profissionais de saúde através de testes de diagnóstico molecular, desenvolver um respirador artificial de baixo custo e comprar insumos para produção de álcool 70% e máscaras de acetato para serem distribuídos nas unidades de saúde dos municípios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá.

Todas as ações serão realizadas utilizando os laboratórios da UFRB, por meio do trabalho especializado de professores, técnicos e estudantes das diversas áreas de conhecimento que integram os cursos de graduação e de pós-graduação.

Para o reitor Fábio Josué “com esses recursos vamos fortalecer as ações de combate à Covid-19 que já vem sendo realizadas pela UFRB, através da parceria com a sociedade organizada, com o poder público local em vários municípios, como também realizar novas ações que demandavam recursos externos. Com isso, a UFRB amplia as suas ações colocando suas competências a serviço da sociedade, contribuindo para o enfrentamento da pandemia do coronavirus. Nossa expectativa é atingir, direta e indiretamente, milhares de pessoas nos três territórios em que estamos presentes”.

Para maiores informações e acompanhamento das ações, acessem:

https://www.ufrb.edu.br/portal/coronavirus

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/06/17/covid-19-universidade-na-ba-desenvolvera-respirador-artificial-de-baixo-custo-para-ajudar-no-combate-da-pandemia.ghtml

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página